Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

13 projetos inovadores no jornalismo

Alexandre Orrico, da equipe do site Buzzfeed publicou um texto listando 13 projetos que estão sendo desenvolvidos por jornalistas, em sua esmagadora maioria jovens, e que pretendem criar novos formatos de narrativa tanto textual, como oral e imagética.

A lista inclui os seguintes projetos: Brio, Fluxo, AosFatos, Nexo, Risca Faca, Jornalistas Livres, Think Olga, Amazonia Real, Ponte, Projeto Draft, Freak Market, AzMina e Calle 12. Todas estas iniciativas são verdadeiros laboratórios de jornalismo praticado em ambiente digital.

Publicamos abaixo um trecho do texto de Alexandre sobre os três primeiros projetos incluídos na sua lista:

1. Brio

O “BRIO” publica uma grande reportagem por mês com “histórias que tenham vida, mas mas que dialoguem com temas relevantes da agenda brasileira e mundial”. Os responsáveis pelo projeto acreditam que histórias profundas informam e engajam mais e se colocam como um contraponto às notícias rápidas e superficiais do jornalismo diário.

2. Fluxo

O Fluxo se vende como um “território onde repórteres, cinegrafistas, fotógrafos, editores e artistas podem explorar novas possibilidades para o jornalismo”. Com o escritório aberto no Anhangabaú desde o ano passado, o Fluxo produz streamings, reportagens, artigos e entrevistas.

3. Aos Fatos

Aos Fatos será uma plataforma de cobertura diária dedicada à “verificação do discurso público”. O projeto quer checar se falas, documentos e peças publicitárias de políticos e personalidades são falsas, exageradas, imprecisas ou verdadeiras.

Veja a íntegra do texto de Alexandre Orrico no site Buzzfeed.