Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº955

ARMAZéM LITERáRIO > CAMPUS, UnB

40 anos de um jornal-laboratório

26/09/2011 na edição 661
Apresentação de Campus 40 anos: dos papiros à internet, de Jaqueline Lima, 152 pp., Editora da Universidade de Brasília, Brasília, 2011

O livro integra o Projeto Campus 40 anos, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB). Lançado em agosto de 2010, a iniciativa reuniu um conjunto de ações em comemoração ao 40º aniversário do Campus, jornal-laboratório mais antigo do Brasil, produzido por estudantes de jornalismo da FAC-UnB. O Projeto, aprovado pela Comissão UnB nos 50 anos de Brasília, também incluiu a realização de seminários e a digitalização de edições do jornal, resgatando a história do Campus, sua relação com a UnB, com a capital federal e o seu papel na formação de mais de uma geração de jornalistas que hoje estão espalhados por todo o país. Também está inserido em um debate mais amplo sobre as transformações do jornalismo, analisado a partir da evolução das práticas do jornal-laboratório impresso.

A obra é a consolidação de dois projetos final de conclusão de curso: Campus 40 anos, uma história de contar histórias elaborado pela ex-aluna do curso de graduação em jornalismo Jaqueline Santos Lima Almeida e O projeto gráfico de um livro: o Campus 40 anos dos papiros à internet, produzido pela ex-aluna do curso de graduação em publicidade Taynara Gomes Xavier Nogueira, apresentados à Faculdade de Comunicação para a obtenção dos títulos de bacharel em jornalismo e bacharel em publicidade, respectivamente.

O Campus 40 anos: uma história de contar histórias foi orientado pela professora Márcia Marques, do departamento de Jornalismo, e a banca era formada pelos professores David Renault e Luiz Gonzaga Motta. Já O Projeto Gráfico de um livro: o Campus 40 anos dos papiros à internet foi orientado pela professora Célia Kinuko Matsunaga Higawa, do Departamento de Jornalismo e a banca foi formada pelos professores Márcia Marques e Wagner Antônio Rizzo.

O texto do livro foi revisado pelos professores Fábio Henrique Pereira, Sérgio Araújo de Sá e Fernando Oliveira Paulino, todos da Faculdade de Comunicação e integrantes da comissão organizadora do Projeto Campus 40 anos.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem