Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

Professores da UnB fazem lançamento conjunto

04/12/2012 na edição 723

[do material de divulgação]

Três livros e uma revista, todos da área de jornalismo, foram lançados na segunda-feira (3/12), no restaurante Carpe Diem (104 Sul, Brasília), num megaevento envolvendo mais de duas dezenas de autores.

>> Os livros são Jornalismo e Sociedade: Teorias e Metodologias e Narrativas Midiáticas, ambos da editora Insular; O jornal – da forma ao sentido, relançado pela editora UnB, em 3ª edição ampliada. A revista científica internacional Sobre Jornalismo / About Journalisme / Sur le Journalisme é uma publicação conjunta Brasil/ França/ Canadá. Todos os lançamentos envolvem professores da Universidade de Brasília.

Com a coordenação dos professores e pesquisadores Fábio Pereira, Dione Moura e Zélia Adghirni, Jornalismo e Sociedade: Teorias e Metodologias é formado por artigos dos professores da linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB. Esta linha de pesquisa tem como objeto o jornalismo enquanto campo teórico e prático e seus desdobramentos em torno de uma Teoria da Notícia. Os autores refletem sobre os fundamentos epistemológicos dos estudos de jornalismo; o estudo da identidade e das práticas profissionais; as relações entre a configuração tecnológica, econômico e política da sociedade contemporânea e o modo como isso se relaciona ao processo de produção do noticiário; e as relações entre linguagem e poder no jornalismo.

>> Tendo como organizadores Célia Ladeira Mota, Luiz Gonzaga Motta e Maria Jandyra Cunha, Narrativas Midiáticas tem como foco a pesquisa de narrativas nos mais variados objetosda Comunicação Social: jornalismo, literatura, filmes, documentários, telejornalismo, fotografia. Algumas questões são centrais às pesquisas: de que maneira as narrativas tecem os fios e constroem os sentidos para as histórias que contamos? Participam do livro 15 autores, organizados em três partes: Narrativas do Real; Fronteiras: Jornalismo e Literatura; e Narrativas da Imagem. Estudar as narrativas ajuda na compreensão de como os seres humanos criam representações e apresentações do mundo.

>> A importância epistemológica da forma jornal nos estudos da comunicação, da semiótica e da informação noticiosa. O relançamento este ano apresenta a mais volumosa das três obras: O Jornal – da forma ao sentido. Se nas duas primeiras edições o livro cobria um largo espectro de formas por meio das quais atua o jornalismo, nesta terceira edição pretendeu-se ir mais além, aplicando a capacidade geradora e acolhedora do jornal ao universo virtual da internet. Os organizadores Maurice Mouillaud e Sergio Dayrell Porto providenciaram seis novos capítulos para o livro, agregando o tema “Jornalismo digital, um novo acontecimento”.

>> Durante o evento no Carpe Diem também foi lançada a primeira edição impressa da revista científica internacional Sobre Jornalismo / About Journalisme / Sur le Journalisme (www.surlejournalisme.com/rev), coordenada pelos professores Florence Le Cam (Université libre de Bruxelles, Bélgica), Denis Ruellan (Université de Rennes 1, França), Fábio Henrique Pereira (Universidade de Brasília) e François Demers (Université Laval, Canadá). O primeiro número de Sobre Jornalismo trata do tema “A entrevista de pesquisa com jornalistas”. Os 10 textos que compõem o dossiê buscam discutir, a partir de uma perspectiva internacional e multidisciplinar, em que medida os jornalistas conhecem e dominam a técnica da entrevista.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem