Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

ARMAZéM LITERáRIO > ESTANTE

Cobertura da imprensa catarinense ganha livro

11/11/2014 na edição 824
Reportagens inesquecíveis – o jornalismo atuante em Santa Catarina de 1970 a 2000, org.: Ricardo Medeiros e Marcelo Passamai; 264 pp., R$ 40,00, ed. Insular

[do release da editora]

Na quinta-feira, dia 13/11, será lançado o livro Reportagens inesquecíveis – o jornalismo atuante em Santa Catarina de 1970 a 2000. Com selo da Editora Insular, a organização da obra é de Ricardo Medeiros e Marcelo Passamai. O lançamento ocorrerá às 19 horas no espaço cultural Jerônimo Coelho, na Assembleia Legislativa.

Diversos jornalistas foram convidados a selecionarem e relatarem algumas de suas experiências memoráveis no exercício da profissão. Repórteres, fotógrafos, editores, apresentadores narram suas histórias na primeira pessoa. Os relatos abordam desde como surgiu a pauta, como foi o contato com as fontes, dificuldades enfrentadas, tempo investido na investigação, equipe envolvida, o que mais marcou na cobertura, principais personagens. Ao todo 25 profissionais participam da coletânea, totalizando 27 depoimentos.

Ricardo Medeiros assinala que este tipo de obra é inédito em Santa Catarina. “Pela primeira vez no Estado, há agora um livro que reúna no mesmo espaço relatos de experiências profissionais de jornal impresso, rádio e televisão.” Medeiros, que é autor de outros sete livros, diz que a obra resgata mais de trinta anos de história do jornalismo catarinense. E não só isso. “Traz à tona também a história e trajetória dos profissionais que foram testemunhas dos mais diversos acontecimentos, sejam no Brasil ou no exterior.”

Para Marcelo Passamai, outro autor da obra, Reportagens Inesquecíveis pode ser visto como um resumo ocular e auricular de uma época que ficou marcada não apenas por fatos inusitados, revolucionários ou desafiadores. Mas por uma fase em que a capacidade e a emoção eram predominantes.

Colaboradores

Billy Culleton

Carlos Alberto Ferreira

Carlos Locatelli

Carlos Stegemann

Celso Martins

Evandro Baron

Ewaldo Willerding

Hermínio Nunes

James Tavares

João Carlos Mendonça

Laudelino José Sardá

Linete Braz Martins

Lúcia Helena Vieira

Marcelo Passamai

Maurício Oliveira

Moacir Loth

Moacir Pereira

Olavo Moraes

Paulo Scarduelli

Polidoro Junior

Raquel Wandelli

Raul Sartori

Ricardo Medeiros

Róger Bittencourt

Tarcísio Mattos

Serviço

Reportagens inesquecíveis – o jornalismo atuante em Santa Catarina de 1970 a 2000, 264 pp., R$ 40,00, ed. Insular

Lançamento no Espaço Cultural Jerônimo Coelho – Alesc, dia 13 de novembro, quinta-feira, 19 horas – Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Prainha

Perfil dos organizadores

Ricardo Medeiros é doutor em rádio pela Université du Maine, França. Autor de sete obras, entre as quais: O que é radioteatro, CBN Diário: uma luz no apagão e No tempo da sessão das moças. Professor do Centro Universitário Estácio de Sá e Assessor de Comunicação Social da Secretaria de Educação de Florianópolis.

Marcelo Passamai é jornalista, com pós-graduação em Marketing, escritor e artista plástico. Trabalhou em vários veículos editorias e de televisão de Santa Catarina, foi diretor de Comunicação do governo do estado, secretário de Comunicação na Prefeitura Municipal e assessor de imprensa da Câmara de Vereadores de Florianópolis. Atualmente é editor de um veículo independente e atua na área de assessoria de imprensa. É membro da Academia de Letras do Brasil.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem