A beleza do Centro Velho de São Paulo | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

ARMAZéM LITERáRIO > DIÁLOGOS COM A CIDADE

A beleza do Centro Velho de São Paulo

03/11/2009 na edição 562

[do release da editora]


Carinhas(os) Urbnanas(os), dos fotógrafos Luciana Fátima e Arlindo Gonçalves, é um livro de arte e poesia cujo tema é a beleza dos prédios neoclássicos do Centro Velho de São Paulo. Os fotógrafos, criadores do ensaio ‘Diálogos com a Cidade’, percorreram as ruas do Centro com suas câmeras e clicaram as carinhas das pessoas ou criaturas que nos espreitam do alto dos prédios. Tristes, alegres, carrancudas, ocupadas, não importa, são carinhas que transmitem o carinho que os arquitetos e artesãos tinham pela cidade e seus habitantes. Um carinho que nos brinda ainda hoje.


Prefaciado por Heródoto Barbeiro, Carinhas(os) urbanas(os) tem seu valor reconhecido por este renomado jornalista que exaltou a beleza da paisagem urbana e criticou o descaso das autoridades com o Centro Velho, verdadeiro museu a céu aberto. Ainda para o jornalista, ‘vale a pena percorrer São Paulo com este livro nas mãos e descobrir onde estão os detalhes flagrados pelos autores. É um instigante passeio pela arquitetura, literatura e memória de São Paulo’.


Programação especial


Já para a arquiteta e urbanista Regina Prosperi Meyer, ‘não haverá diálogo com a cidade sem simpatia, sem afeição, sem lembrança e sem poesia. Fazer falar as carinhas que ornamentam a cidade pré-moderna é uma forma bonita de buscar manter o diálogo’. E afirma não conseguir atravessar a Praça Antonio Prado, ao pé do edifício Martinelli, sem evocar Oswald de Andrade:




‘A felicidade anda a pé
Na Praça Antonio Prado
São 10 horas azuis
O café vai alto como a manhã de arranha-céus.’


Para o lançamento de Carinhas(os) Urbanas(os), a editora preparou uma programação especial que tem por objetivo encaminhar às autoridades públicas relatório com base nos debates realizados com soluções de curto, médio e longo prazo para a preservação dos prédios históricos.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem