Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

ARMAZéM LITERáRIO > MÍDIA & CIDADANIA

A construção da política

10/02/2004 na edição 263

Um cidadão qualquer, em uma grande cidade brasileira, o que pensa da política? Como faz para se situar numa esfera pública que, mesmo percebida como complexa e distante, exige a sua opinião e participação, ao menos no momento eleitoral?

O livro A construção da política, da jornalista e cientista política Alessandra Aldé, procura responder estas questões a partir de entrevistas em profundidade com cidadãos comuns típicos, cujos discursos refletem padrões de comportamento presentes na sociedade brasileira, como a frustração e decepção de muitos com a redemocratização do país, e a importância dos enquadramentos presentes nos meios de comunicação de massa para a orientação política e eleitoral das pessoas.

A mídia aparece como um quadro de referência particularmente acessível e eficiente, simplificando para as pessoas o mundo da política, muitas vezes percebido como distante e inacessível. O estudo, no entanto, vai além das análises usuais dos meios de comunicação, procurando perceber de que forma os cidadãos interagem e se apropriam das mensagens para construir sentidos sobre o mundo público e orientar sua conduta política e eleitoral. A autora desafia o discurso convencional sobre o suposto efeito alienante da mídia, mostrando que existe forte correlação entre, de um lado, o alto consumo de notícias e fontes alternativas de comunicação e, de outro, uma concepção positiva da cidadania.

Os meios, e especialmente a televisão, oferecem no entanto um repertório de enquadramentos limitado, capaz de reforçar as tendências mais negativas e passivas das atitudes políticas. Sendo assim, o estudo sugere que a solução para uma mídia democrática, que atenda às demandas do cidadão comum, é mais mídia, ou seja, um maior pluralismo das informações disponíveis para pessoas que não têm a política como preocupação central, mas que buscam coerência e justificação para sua atitude política e seu voto.

Alessandra Aldé é jornalista e doutora em ciência política, professora visitante do programa de mestrado e da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora associada do Doxa (Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública) e do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem