Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

A era do rádio

[do release da editora]

Há mais de 60 anos, com o advento da televisão, profetizou-se a morte do rádio. Isso não aconteceu, mas obrigou o veículo a encontrar novos espaços. Hoje, cumpre funções que só ele pode cumprir. Traz calor e emoção, estimulando a imaginação e a fantasia ao permitir que o ouvinte crie suas próprias imagens.

Cyro César nos oferece neste livro riquíssimas informações: relata fatos importantes na história do rádio e experiências pessoais; aborda temas da profissão, como competência, envolvimento emocional e relacionamento profissional; apresenta técnicas de locução, sugerindo formas de eliminar tensões e analisando erros comuns no desenvolvimento da voz; mostra exercícios para a prática interpretativa diante do microfone; comenta a evolução tecnológica do meio e discute as mudanças ocorridas na vida do radialista. Reúne, ainda, depoimentos de destacados profissionais do rádio brasileiro.

Dinâmica e envolvente, esta obra é imprescindível para qualquer estudante ou profissional de rádio, esse veículo que resiste heroicamente a todas as revoluções econômicas e tecnológicas.

O autor compartilha com os leitores sua vasta experiência como profissional do rádio, em um livro que se destina a todos os que se interessem pelos diversos aspectos da produção radiofônica. Parte do pressuposto de que, por não trazer imagens explícitas, o rádio age diretamente sobre a imaginação do ouvinte e, dessa forma, tem o potencial de trazer à tona uma enorme carga de emoções. Com base nesse princípio, analisa a atual situação da transmissão radiofônica e oferece diversas sugestões práticas para a locução e a produção de programas de rádio.

O autor

O radialista Cyro César especializou-se em capacitar e qualificar profissionais para o rádio. Atuou como locutor, produtor e coordenador em inúmeras emissoras paulistas, passando pelas rádios Imprensa FM, Antena 1, Record AM/FM, Sistema Jornal do Brasil, Rádio Cidade FM-SP e Manchete FM. Coordenou projetos promocionais com as rádios Jovem Pan, Transamérica e Band FM. Atualmente é diretor artístico da programação da Rádio Show Sat-SP.

Fundou a Rádioficina, uma das mais bem-sucedidas e conceituadas escolas de rádio do país. Seus métodos de ensino viraram referência no Brasil. Publicou vários livros na área: Como falar no rádio, Rádio: inspiração, transpiração e emoção, Rádio: upgrade, o help do locutor e Como criar, produzir e apresentar no rádio.

Membro cativo do Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa, do México, ocupa também o cargo de presidente da Associação Brasileira de Qualificação e Ensino Pró-Rádio (Abraqua).