Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

A história da rede que interliga milhões de computadores

04/11/2008 na edição 510

[do release da editora]

Trocar e-mails, conversar usando mensagens instantâneas, participar de comunidades em redes sociais e buscar informações na internet são atividades que já fazem parte do cotidiano de 42,6 milhões de brasileiros, segundo pesquisa da União Internacional de Telecomunicações (UIT) divulgada em 2007.

Para o leitor entender o maior fenômeno tecnológico e social da humanidade, a Publifolha lança o livro da série ‘Folha Explica’: A Internet.

Escrito por Antonio Graeff e Maria Ercilia, fundadores de empresas de tecnologia, o livro conta a história da criação da internet e como a rede que deveria ser usada para conectar instalações militares americanas se tornou uma rede mundial que interliga mais de 540 milhões de computadores.

‘Os impactos da internet são sentidos em quase todas as áreas: no trabalho, no lazer, na educação e na forma como as pessoas se relacionam. Muitas pessoas não conseguem imaginar como seria encontrar informações sem o Google, empresa cujo nome virou sinônimo de busca’, revela Maria Ercilia.

Nova geração de celulares

Em linguagem clara e direta, A Internet mostra ainda a história da World Wide Web, a face mais conhecida da internet. Para quem está dando os primeiros passos na rede, o livro apresenta um ABC do usuário que revela como aproveitar o que de melhor essa ferramenta tem a oferecer, além de um glossário de termos mais usados e uma cronologia mundial e brasileira.

Ideal para estudantes, pesquisadores ou qualquer pessoa interessada em saber como essa cultura se estabeleceu rapidamente, este título aborda temas como o surgimento da web no Brasil, os profetas da internet, a web social e as evoluções tecnológicas para se obter novos acessos além do computador como, por exemplo, à rede pelo celular que começam a ser concretizadas.

‘As conexões lentas, interfaces difíceis de usar, telas pequenas e pouca oferta de conteúdo estão dando lugar a uma nova geração de telefones celulares capazes de navegar de fato na Web. Os novos aparelhos navegam em velocidades mais próximas da banda larga, têm telas maiores e usam recursos como interfaces sensíveis ao toque’, explica Antonio Graeff.

Sobre os autores

Antonio Graeff é co-fundador e diretor de tecnologia da agência digital Brancaleone. Trabalhou na área de produtos do UOL; depois disso foi gerente de tecnologia e operações da Folha Online.

Maria Ercilia Galvão Bueno é fundadora e proprietária da Try Consultoria e Pesquisas, especializada em experiência do usuário. Antes disso, trabalhou no Universo Online, onde foi diretora de produtos do BOL, e na Folha de S.Paulo, onde foi editora-adjunta do caderno ‘Mais!’ e editora da ‘Ilustrada’. Escreveu sobre internet na Folha de 1994 a 2000.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem