A história do Jornal da República | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Sábado, 18 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

ARMAZéM LITERáRIO > VIDA BREVE

A história do Jornal da República

17/08/2004 na edição 290

[do release da editora]

Baseado em estudo de caso do Jornal da República, que circulou em São Paulo de 27 de agosto de 1979 a janeiro de 1980, sob a direção do jornalista Mino Carta, a Germinal Editora lança o livro Dependência ou morte: a questão da independência na imprensa brasileira – o caso República, da jornalista Vera Lucia Rodrigues. Em 27 de agosto, quando o jornal completaria 25 anos de existência, o livro será lançado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, a partir das 18h30.

A publicação será tema de mostra organizada pela editora no hall do Conjunto Nacional. Intitulada ‘Jornal da República 25 anos’, poderá ser visitada de 27 de agosto a 26 de setembro de 2004.

O Jornal da República causou profundas transformações na história da imprensa brasileira, por seu jornalismo independente no contexto de abertura política, no fim dos anos 70. O livro traça um perfil do jornal, com o histórico de seu lançamento, sua estrutura de redação, a proposta editorial, o esquema de distribuição e a estrutura comercial e publicitária. Trata ainda dos aspectos da luta pela independência, da conjuntura brasileira da época e do projeto de independência, bem como das causas que determinaram o fechamento do jornal e da impossibilidade de realização de um jornalismo independente no capitalismo monopolista.

O livro lembra algumas manchetes do jornal, como ‘A república dos sonhos de João Figueiredo: justa, generosa, forte, democrática e firme’ ou ‘77% em 1979. A maior inflação desde 1964’. A autora ouviu os principais profissionais do jornal, como Mino Carta, Armando Salem, Ricardo Kotscho e Wilson Hilário Borges. Formada em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, mestre em Comunicação Social, Vera Lucia Rodrigues foi repórter por oito anos da S.A. O Estado de S. Paulo e há 20 se dedica à comunicação empresarial.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem