Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

À memória de Octavio Brandão

25/03/2008 na edição 478

[do release da editora]

Acaba de ser lançado pela Brascolor Gráfica e Editora, do Recife (PE), o livro Octavio Brandão – Dispersos e Inéditos, do escritor e pesquisador J. R. Guedes de Oliveira, obra relevante para todos aqueles que se identificam com as riquezas naturais e minerais do Brasil, bem como sentem, pelas coisas nordestinas, uma singular paixão. A edição é uma obra evocativa que reúne artigos, poesias, crônicas, estudos, anotações, ensaios e críticas do viçosense Octavio Brandão (1896-1980) – político e ativista, militante e teórico do Partido Comunista Brasileiro, uma das figuras mais polêmicas e idealistas do século 20.

Na introdução do livro, com 384 páginas, com capa da imagem da Lagoa Mundaú, em Maceió, há a apresentação de Vitor Montenegro Wanderley que assim descreve sobre Octavio Brandão:

‘Octavio Brandão, na verdade, foi nosso primeiro ecologista. Era dono de um idealismo sem limites e de grande coragem cívica, ainda que sofresse a frustração de não encontrar entre grande parte dos intelectuais da época `calor e simpatia, apoio e estímulo, justiça e compreensão´. Ao apoiar a iniciativa de publicação deste livro, a Usina Coruripe quer homenagear a memória deste grande brasileiro – que gostava de ser tratado de `caboclo nordestino´ – que nos deixou um legado de coragem, abnegação, idealismo e amor à vida e à Natureza’.

Além dessas notas, há o depoimento de Peri Brandão, prefeito de Viçosa (AL), de Carlos Barros Mero, da Academia Alagoana de Letras, e de Alice Anabuki Plancherel, da Universidade Federal de Alagoas, tecendo, em linhas gerais, a brasilidade de Octavio Brandão.

A obra vem, em medida e tempo, preencher uma enorme lacuna nas exaltações necessárias às figuras que enalteceram e amaram verdadeiramente a sua terra. Alagoas, desta forma, torna-se como ponto de partida de Octavio Brandão na sua longa e atribulada vida que vai de Viçosa a Maceió, Rio de Janeiro e Moscou.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem