Terça-feira, 13 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

A política nos grotões do Brasil

24/11/2009 na edição 565

[do release da editora]

No segundo semestre de 2008, os repórteres da Folha de S.Paulo Eduardo Scolese e Hudson Corrêa documentaram, em ‘Eleições na Estrada’, a cobertura de eleições municipais de 30 pequenas cidades no interior do Brasil. Eram locais que apresentavam algum tipo de singularidade nacional, como, por exemplo, o município líder em desmatamento ou aquele com o pior índice de educação básica.

O livro lançado pela Publifolha é o resultado desse projeto e o registro de um trabalho raro na grande imprensa.

O livro-reportagem traz relatos e a difícil realidade de personagens que enfrentam problemas em seus municípios em educação, saúde, desmatamento, nepotismo, desemprego, trabalho escravo e coronelismo.

Histórias do ‘Brasil real’

Há também histórias pré-eleitorais e as questões que mais interferem no jogo político brasileiro. ‘Dentre os municípios visitados, um era o líder em políticos cassados, outro era o campeão em trabalho escravo, outro ainda o de menor renda per capita e assim por diante, numa verdadeira galeria de mazelas brasileiras’, revela Scolese.

Eduardo Scolese fez o roteiro Nordeste-Sudeste, saindo de Natal até Brasília para cobrir as campanhas eleitorais no Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Piauí, Bahia e Minas Gerais. Hudson Corrêa seguiu por Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil, rodando 8.500 km em 34 dias: de Teresina, seguiu para o interior do Maranhão, depois Pará, Tocantins e Mato Grosso.

A viagem ocorreu entre a última semana de agosto e o final de setembro e foi publicada no jornal às vésperas do primeiro turno das eleições de 2008. ‘Dois carros foram alugados pela Folha: um em Natal, para Scolese, e outro em Teresina, para mim. Na bagagem tínhamos celular, laptop, gravador, bloco de anotações e máquina fotográfica, para além das histórias de movimentação pré-eleitoral no `Brasil real´’, relata Corrêa.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem