Domingo, 18 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1050
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

A qualidade na informação jornalística

07/04/2009 na edição 532

[do material de divulgação da editora]

Os fundamentos da qualidade na informação jornalística têm sido uma questão menosprezada na área científica da Comunicação. Mas o esforço crítico da academia perde a sua eficácia quando já não consegue distinguir entre o bom e o mau jornalismo, e condena a mídia como um todo, gerando preconceito contra ela em vez de contribuir para transformá-la. Nas faculdades de Jornalismo, este erro contumaz coloca os estudantes diante do dilema de acreditar na profissão a que se sentem vocacionados ou numa teoria que nega a sua razão de ser.

O texto da professora Carina Andrade Benedeti vem romper com esta lógica insensata propondo uma Teoria Normativa do Jornalismo que ajude a compreendê-lo e a praticá-lo melhor. Fruto de uma dissertação de mestrado defendida na Universidade de Brasília e laureada com o Prêmio Adelmo Genro Filho, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), torna-se uma referência indispensável para os cursos de graduação e pós-graduação da área, assim como para os jornalistas profissionais interessados em refletir sobre a qualidade de seu fazer.

A autora

Carina Andrade Benedeti é mestre em Comunicação Social – linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade – pela Universidade de Brasília (UnB) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Em 2007, recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho pela dissertação de mestrado publicada neste livro. Tem experiência profissional nas atividades de reportagem e assessoria de imprensa. No campo acadêmico, dedica-se ao ensino de técnicas e teorias do Jornalismo e pesquisa, principalmente os temas relacionados à qualidade da informação jornalística, à deontologia e à cultura profissional dos jornalistas.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem