Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

A tradução do ‘economês’

[do release da editora]

O cenário de hiperinflação que assolou o Brasil até 1994 instituiu o jornalismo de serviços. Naquela época, o objetivo era esclarecer à classe média desorientada como lidar com as alterações diárias de preços, aplicações, impostos e taxas escolares. Com as mudanças trazidas pelo Plano Real, o noticiário de economia se estabeleceu. Esse tipo de jornalismo, contudo, ainda convive com matérias que somente especialistas entendem. É o famoso ‘economês’.

No livro Formação e informação econômica, organizado por Sergio Vilas Boas, seis jornalistas de economia, colunistas de importantes veículos do país, apresentam artigos que contemplam tanto as questões técnicas quanto os ‘dilemas profissionais’ dos jornalistas. Para eles, a economia é um tema com caráter próprio, à qual deveria se somar alguma ‘correção humanitária’.

Os artigos traduzem o que os economistas precisam tornar acessível ao consumidor comum. Os textos oferecem subsídios para quem quer entender sobre mercado financeiro, negócios, consumismo, comércio internacional, macroeconomia e cobertura setorial. ‘Esse tipo de jornalismo se radicalizou, e ainda hoje convive com matérias que somente especialistas entendem, ou que não levam em conta a inseparável conexão entre a política e a economia, criando a ilusão de que esta é uma máquina autônoma, unicamente evolutiva e com exatidão matemática’, afirma Vilas Boas.

Bibliografia e indicações

Silvia Araújo, da Agência Estado, abre o livro com o artigo ‘A partir da inflação’, falando dos vários tipos que existem e a ligação com diversos temas macroeconômicos. Comenta os equívocos na cobertura, as dificuldades dos iniciantes e sugere como conseguir boas fontes.

O temido ‘Mercado financeiro’ é desvendado por Marcelo Mota, da Agência Reuters, que explica como funcionam bancos e bolsas de ações e exemplifica com fatos históricos, experiências cotidianas e sugere até filme de cinema para entender do assunto.

Com o título ‘Empresas e negócios’, Alexandre Calais, do caderno ‘Negócios’ do jornal O Estado de S.Paulo, discute a forma de tornar a linguagem de economia acessível ao leitor comum. Calais aborda ainda a economia relacionada às empresas e outros parâmetros.

As noções de investimento estão no artigo ‘Consumo e consumismo’, escrito por Sílvio Ribas, editor de Economia do jornal Estado de Minas. Ele aponta como falha do jornalismo econômico o fato de, por muitos anos, os brasileiros não serem ensinados a gastar e muito menos a poupar. O autor procura desvendar os meandros da economia popular.

O posicionamento do Brasil, globalização e outros assuntos ligados ao comércio internacional estão no artigo de Maria Helena Tachinardi, editora da Gazeta Mercantil. Ela complementa sua argumentação com as visões de jornalistas e de especialistas.

‘Cobertura setorizada’ é o tema desenvolvido por Ivo Ribeiro, do jornal Valor Econômico, mostrando o que deve ser característico do texto do jornalista de economia, que o faça sobressair entre tantas informações na mídia. Trata também de jornalismo de negócios e do cenário competitivo.

A obra inclui bibliografia diversa e indicações de sites no fim de cada artigo para complementar as pesquisas.

Formação & informação

A coleção ‘Formação & Informação’ nasceu com o objetivo de trazer para o conhecimento do público conteúdos essenciais sobre macrotemas jornalísticos. Escritos sob óticas diversas, os artigos partem da premissa de que um comunicador social deve se aprofundar em um assunto de maneira sistêmica, e de que o público, por sua vez, precisa se situar no turbilhão de dados desconexos próprio do nosso momento histórico. Significa que é preciso inter-relacionar fatos, experiências e valores humanos, semear o presente, originando passado, antevendo o futuro.

O organizador

Jornalista, escritor e professor, Sergio Vilas Boas escreve artigos, reportagens especiais, entrevistas, ensaios, perfis, contos e resenhas de livros nas mais diversas áreas, que incluem política, educação, administração, tecnologia, negócios e cultura.

É autor dos livros O Estilo Magazine (1996), Biografias & Biógrafos (2002) e Perfis (2003), publicados pela Summus Editorial; e de Os Estrangeiros do Trem N (Rocco, 1997), obra que lhe valeu o Prêmio Jabuti 1998 na categoria Reportagem. Edita e coordena, com outros três jornalistas-pesquisadores, o TextoVivo – Narrativas da Vida Real.