Terça-feira, 20 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

A trajetória de um revolucionário

05/08/2008 na edição 497

[do release da editora]

A coleção ‘Jovens sem fronteiras’ lança O jovem Fidel Castro, a biografia romanceada sobre a infância e a juventude de um dos grandes líderes políticos do século 20.

A Editora Nova Alexandria lança mais um volume de sua série de biografias romanceadas que apresentam a juventude de personalidades marcantes da história. Desta vez, Roniwalter Jatobá descreve a trajetória de Fidel Castro, homem que personificou, para muitos, a imagem do guerrilheiro heróico e romântico.

Quando jovem, ele gostava de ler romances, revistas em quadrinhos, montar em cavalos e assistir filmes de bang-bang; era tímido com as namoradas e se sobressaía em todos os esportes, do basquetebol à natação. Numa linguagem simples e ágil, Roniwalter, concentrou-se no período de formação, dando maior destaque aos primeiros trinta anos de Fidel Castro.

As primeiras letras na escola rural, o estudo em Santiago de Cuba, longe da família, onde chegou a passar fome, o colégio Belén, em Havana, o início da atividade num meio estudantil violento e perseguido pela ditadura de Fulgêncio Batista, as influências políticas, a dedicação para concluir os estudos e se formar em Direito e a consciência da triste realidade cubana, que precisava ser mudada urgentemente. Um longo período que serviria para confirmar o que disse certa vez seu irmão mais velho, Ramón Castro, narrado neste livro: ‘O traço mais importante do caráter de Fidel é que ele nunca aceitará uma derrota’.

Uma obra diferente, comovente e esclarecedora sobre um importante e sensível líder político do nosso tempo e da nossa história.

O autor

Roniwalter Jatobá nasceu em Campanário, Minas Gerais, em 1949. Aos 10 anos, migrou com a família para Campo Formoso, no interior baiano. Em 1970, passou a viver em São Paulo. É jornalista e tem uma extensa lista de livros publicados. Pela Editora Nova Alexandria lançou: O jovem Che Guevara (biografia, 2004, coleção ‘Jovens sem fronteiras’), O jovem JK (biografia, 2005, coleção ‘Jovens sem fronteiras’), Rios sedentos (novela juvenil, 2006, coleção ‘Viagem literária’).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem