Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

A paixão começa cedo

[do release da editora]

O primeiro livro infantil da Editora Papagaio é um gol de placa. Marca a estréia na literatura infantil de Juca Kfouri, um dos mais importantes jornalistas do país. E o tema só poderia ser o que ele gosta, escreve, fala e discute todo dia: futebol.

– Foi o texto mais difícil que escrevi até hoje. O que mais me exigiu e deu trabalho. Escrevi e reescrevi várias vezes, sempre com a sensação de que não estava bom. Nunca pensei que escrever para crianças fosse tão difícil.

O Passe e o Gol é a história dos gêmeos Joãozinho e Marinho, que poderiam muito bem viver em São Paulo, mas moram em outra cidade: moram em Corinthians…

Joãozinho e Marinho são amigos pra valer, para o que der e vier. Companheiros o tempo todo, menos quando o assunto é futebol. Aí o bicho pega, não tem acordo. Porque Marinho prefere fazer o passe e Joãozinho adora marcar gols e se vangloriar de sua capacidade de ser artilheiro. Por isso humilha o irmão.

Até que um dia vão disputar o campeonato escolar jogando no mesmo time, o Preto e Branco Futebol Clube, que tem entre seus adversários o temido Mascarados Futebol Clube. Será que nessa hora os irmãos vão se entender?

O ilustrador

As ilustrações e o projeto gráfico de O Passe e o Gol são de Eduardo Albini, uruguaio que mora no Rio de Janeiro há 25 anos. Artista plástico, ilustra livros infantis e confessa que não entende nada de futebol. Mas ao tratar do tema mostrou que é um craque no desenho.