Domingo, 20 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

ARMAZéM LITERáRIO > ESTANTE

Amor na internet, traição, sexo, democracia online

21/08/2007 na edição 447

[do material de divulgação]

A mais nova obra dos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Informática (NPPI) da Faculdade de Psicologia da PUC-SP será lançada na próxima semana (23/8, no campus Monte Alegre – São Paulo).

Relacionamentos na Era Digital (Giz Editorial), organizado pelas psicólogas Ivelise Fortim e Rosa Maria Farah, é um livro com base científica, mas de linguagem acessível, voltado ao público em geral.

Aborda temas como: relações amorosas via internet, traição, chats de sexo, cyber voyeurismo, vidas paralelas e vidas secretas, segurança na web, hackers, detector de mentiras e mentiras que as pessoas contam na net, democracia, comunidades virtuais de torcidas organizadas, ‘vício’ em computadores, invasão de privacidade, os riscos da auto-exposição (flogs, blogs e Orkut), lan houses (algumas orientações para pais e interessados no tema), ‘Second Life’, educação à distância e atendimento psicológico on-line.

Sobre o NPPI

Criado em 1995, a principal abordagem do núcleo é a pesquisa sobre os efeitos gerados pelo uso de novas tecnologias. Um dos trabalhos do NPPI, atualmente, é a Orientação Psicológica via e-mail, para pessoas que se sintam com dificuldades quanto ao uso abusivo, excêntrico ou compulsivo das novas tecnologias (‘vício’ em internet).

Resumidamente, este programa consiste em uma troca semanal de mensagens (delimitada em oito trocas) entre a equipe e a pessoa que procura o serviço. Algumas das perguntas realizadas pelo NPPI à pessoa que procura ajuda são: quantas horas em média você utiliza o computador por dia?; quando você não está usando o computador, você fica pensando em suas próximas conexões ou no uso do computador que fará em seguida?; você se sente inquieto, mal-humorado, depressivo ou irritado quando tenta diminuir ou parar o seu uso do computador?; você desafiou ou colocou em risco a perda de relacionamentos significantes, como trabalho, escola, ou oportunidades de carreira por causa do computador?; você já mentiu para membros da família ou outros para esconder a extensão de seu envolvimento com o computador?

O trabalho do NPPI não se resume a este tipo de atendimento e inclui também serviços como orientação profissional on-line para jovens em fase pré-vestibular e pesquisas de âmbito estritamente acadêmico.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem