Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

Cenas de jornalismo explícito

Por Luiz Egypto em 11/11/2009 na edição 563

No rescaldo do apagão iniciado às 22h15 de terça-feira (10/11), e que atingiu 18 estados brasileiros e o Distrito Federal, os telejornais da manhã de quarta (11) tinham, por óbvio, uma pauta certa e acabada. Depois da goleada que o rádio infligiu nas demais mídias, novas e velhas, a televisão saiu a campo para unir-se ao esforço de buscar explicações plausíveis para o acidente que criou enormes contratempos para milhões de brasileiros.


Passava pouco das 10h de quarta, a energia fora restabelecida ainda na madrugada. Em Brasília, em frente à sede do Ministério das Minas e Energia, o secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmerman, preparava-se para uma entrevista, ao vivo, para a TV Globo. No mesmo horário, o âncora Celso Zucatelli – do Hoje Em Dia, da TV Record – chamou a repórter Venina Nunes, também ao vivo, e a instruiu a falar com o secretário. Não foi possível, como se pode conferir neste link do Youtube.


O vídeo foi postado com o título bombástico de ‘Globo impede Record de entrevistar secretário de Minas e Energia’, como a jogar um pouco mais de gasolina no fogo que queima e esturrica as tensas relações entre as duas emissoras. As imagens mostram cenas de jornalismo explícito onde houve de tudo um pouco, inclusive alusões à ‘ética’ e à ‘democratização dos meios de comunicação’. Vale conferir o vídeo de 8min13 – que até às 17h30 de quarta (11/11) tinha 165 comentários no Youtube – e tirar suas próprias conclusões.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem