Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ARMAZéM LITERáRIO > UTOPIA & ORIGINALIDADE

Coletânea revisita a poesia dos anos 1970

09/02/2010 na edição 576

[do release da editora]

Destino: poesia é uma antologia das obras dos poetas da chamada ‘geração 70’. Organizada por Ítalo Moriconi, a coletânea reflete o espírito combativo de Ana Cristina Cesar (ou Ana C.), Cacaso (ou Antonio Carlos de Brito), Paulo Leminski, Torquato Neto e Waly Salomão.

A utopia, o desbunde e, sobretudo, a originalidade destes ícones da poesia contemporânea brasileira foi resgatada para mostrar ao leitor do século 21 a atualidade de seus escritos.

Destino: Poesia reúne alguns dos mais talentosos poetas dos anos 1970: Ana Cristina Cesar (ou Ana C.), Cacaso (ou Antonio Carlos de Brito), Paulo Leminski, Torquato Neto e Waly Salomão. Vivendo em um tempo de repressão política e de acirrada contestação, esses poetas misturaram utopia, criatividade e ‘desbunde’ em poesias que ainda hoje permanecem atuais. A organização é de Ítalo Moriconi.

Referência para gerações posteriores

Todos os cinco poetas presentes no livro, com exceção de Waly, morreram cedo. Como observa Italo Moriconi, ‘os cinco deram respostas vivenciais e estéticas a seu tempo, regido pela lei número um da loucura utópica: mais vale viver 100 anos em 10 que 10 anos em 100. Como resultado da aceleração vital em que se jogaram inteiros na escrita, acabaram por reatualizar o mito, romântico, do caráter aventureiro e arriscado, fatal ou trágico, de um `destino de poeta´’.

Os poetas da chamada ‘geração 70’, ou ‘geração marginal’, deixaram uma obra impregnada de celebração e euforia, passando pelo desencanto. Algumas características em comum podem ser notadas: uso de linguagem coloquial, com incorporação de gírias da época; forte presença do poema curtinho e a repetição de palavras são algumas delas.

O óbvio não tem lugar nos escritos destes vanguardistas. Eles nos deixaram poemas que não chegam a uma conclusão única. Um dos objetivos desta antologia é apresentar obras que inauguraram a poesia contemporânea brasileira e serviram de referência para as gerações posteriores. Hoje, no início do século 21, estes escritos assumem novos significados que contribuem para a livre reflexão. O livro ainda traz uma pequena biografia de cada um dos cinco autores.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem