Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

Como falar no rádio

Por Do release da editora em 23/02/2009 na edição 526

Obra pioneira e importante, é destinada não só a profissionais do rádio como àqueles que pretendem ingressar na carreira radiofônica. Publicação única no gênero, constitui-se num verdadeiro manual sobre a prática de locução. Em linguagem clara e direta, Cyro César expõe sua longa experiência – como radialista, professor e especialista em qualificar pessoas para o mercado.

Mais complexos e participativos, os meios de comunicação exigem profissionais cada vez mais preparados para exercer e compreender a função que possuem. Muitos adquirem conhecimento na prática, porém à grande maioria faltam dados básicos do processo de comunicação. A realidade não é diferente para radialistas e locutores que atuam nas 4.100 emissoras de rádio em todo o país. ‘O rádio cresceu muito no Brasil, mas a formação da mão-de-obra não acompanhou essa evolução mesmo nos meios acadêmicos’, explica Cyro César. No livro Como falar no rádio – Prática de locução AM e FM (296 p., R$ 58,50, Summus Editorial), em décima edição revista e atualizada, ele apresenta os princípios básicos para quem quer conhecer todas as etapas do processo radiofônico.

O objetivo da obra é preencher algumas lacunas na qualificação dos profissionais de rádio e locução – sejam eles comunicadores, estudantes, professores ou empresários – e apresentar os princípios básicos da atividade, desde o funcionamento e os cuidados com a voz e a fala, as técnicas de locução, a utilização da voz de forma profissional, os erros mais freqüentes, até os processos técnicos, comerciais e éticos da profissão.

Apresentação e comentários

Com informações bastante atualizadas, o autor tem como base sua experiência profissional e as dificuldades que enfrentou no exercício da atividade. ‘Trabalhando em São Paulo, tinha acesso a diversas informações que não chegavam com facilidade a outras regiões. O livro é uma forma de levar essas informações a quem não tem acesso’, afirma o autor. A formação do locutor, lembra César, sempre teve um caráter empírico, ficando a cargo, muitas vezes, da vontade própria do profissional.

Nos dois primeiros capítulos, o autor aborda a história da chegada do rádio ao Brasil, suas influências sociais, políticas e econômicas na vida brasileira. Do capítulo 3 ao 8, trata da voz profissional, de sua produção, seu desenvolvimento, de cuidados e prevenções, com inúmeros exercícios práticos. Do capítulo 9 ao 12, ele avalia as características do rádio, suas linguagens e sua presença no regionalismo nacional.

A formação do locutor, as técnicas diante do microfone e, no estúdio, a postura do profissional antes, durante e depois da fala, os tipos de locução, a definição profissional e os quarenta erros mais presentes na locução radiofônica estão descritos do capítulo 13 ao 23. Do 24 ao 27, o leitor vai conhecer, além das novas tecnologias, a estrutura de funcionamento de uma emissora de rádio, sua organização e a magia de uma transmissão radiofônica. Por fim, nos capítulos 28 e 29, o autor apresenta o lado comercial do rádio, apresentando técnicas de venda, captação de anunciantes e patrocínio.

Com prefácio de Osmar Santos, que escreve sobre sua experiência no rádio, o livro conta também com a apresentação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de Paulo Machado de Carvalho (falecido em 1992). Ambos falam sobre a relação com esse meio de comunicação. Há também comentário dos radialistas César Rosa, Luiz Fernando Maglioca, Paulinho Leite, Brim Filho e Serginho Leite.

O autor

O radialista Cyro César especializou-se em capacitar e qualificar profissionais para o rádio. Atuou como locutor, produtor e coordenador em inúmeras emissoras paulistas, passando pelas rádios Imprensa FM, Antena 1, Record AM/FM, Sistema Jornal do Brasil, Rádio Cidade FM-SP e Manchete FM. Coordenou projetos promocionais com as rádios Jovem Pan, Transamérica e Band FM. Atualmente é diretor artístico da programação da Rádio Show Sat-SP.

Fundou a Rádioficina, uma das mais bem-sucedidas e conceituadas escolas de rádio do país. Seus métodos de ensino viraram referência no Brasil. Publicou vários livros na área: Como falar no rádio; Rádio: inspiração, transpiração e emoção, Rádio: upgrade, o help do locutor e Como criar, produzir e apresentar no rádio.

Membro cativo do Consejo Iberoamericano em Honor a la Calidad Educativa, do México, ocupa também o cargo de presidente da Associação Brasileira de Qualificação e Ensino Pró-Rádio (Abraqua).

Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

Site: www.summus.com.br

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem