Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ARMAZéM LITERáRIO > ESTANTE

Contribuição para o estudo do jornalismo digital

13/11/2007 na edição 459

O Manual de laboratório de jornalismo na internet, elaborado por Marcos Palácios e Beatriz Ribas, reúne parte de exercícios e estudos dirigidos ministrados na Oficina de Jornalismo Digital da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Este manual foi elaborado especialmente para estudantes em cursos de graduação, atualização ou aperfeiçoamento em Jornalismo e áreas afins e tem como tema o jornalismo digital, área em que há, ainda, poucas referências bibliográficas. O manual está dividido em três partes e possui exercícios e estudos dirigidos que têm como objetivo gerar ou aperfeiçoar habilidades no uso de ferramentas on-line, que são essenciais para tarefas jornalísticas. Há, também, ao final do livro, uma lista de fontes de materiais de estudos (livros, artigos, teses etc.) on-line.

Os autores

Marcos Palácios é jornalista profissional e Ph.D em Sociologia pela Universidade de Liverpool, Inglaterra. Atualmente, dirige o Grupo de Pesquisa em Jornalismo on-line (GJOL) da Faculdade de Comunicação da UFBA, onde é professor titular de Jornalismo. Beatriz Ribas é jornalista e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da UFBA, onde cursa atualmente o doutorado.

***

‘Gostaria de salientar que o manual representa uma oportunidade para a experimentação no ensino, para a aplicação dos resultados das pesquisas realizadas e contribui para a melhoria do ensino nos cursos de graduação […] mais que um manual que complementa a bibliografia existente nesta área, nasce como uma contribuição singular de dois especialistas que serve de modelo de trabalho colaborativo. A todos, uma boa leitura.’ (Elias Machado, presidente da SBPJor)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem