Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

Cubano é o ‘jornalista do ano’ da RSF

05/12/2008 na edição 514

O jornalista cubano Ricardo Gonzalez Alfonso foi homenageado pelo grupo Repórteres Sem Fronteiras (RSF) como ‘jornalista do ano’, em prêmio anunciado esta semana. Fundador da primeira revista independente da ilha, Alfonso cumpre pena de 20 anos de prisão sob acusação de ser aliado dos EUA e de prejudicar a independência e a integridade territorial de Cuba. O jornalista foi preso em 2003, em uma onda repressora que ficou conhecida como ‘Primavera Negra’. A RSF, com sede em Paris, afirmou que Alfonso receberia o prêmio anual de ‘jornalista do ano’ por seus esforços para ajudar a imprensa independente a sobreviver em Cuba.


Entre os outros homenageados de 2008 estão os jornalistas da Radio Free NK, em Seul, ‘por sua coragem e determinação’ em transmitir informações e notícias para ouvintes da Coréia do Norte. Os profissionais da estação de rádio costumam sofrer ameaças.


Também foram premiados os blogueiros de Mianmar Zarganar e Nay Phone Latt, por usarem a internet para promover a liberdade de expressão. Zarganar, que também é comediante, foi condenado, em novembro, a 45 anos de prisão por violar o Ato de Eletrônica, que regula as comunicações eletrônicas. Ele enfureceu o governo por criticar a lenta resposta das autoridades ao ciclone Nargis, que atingiu o país em maio. Segundo a RSF, até ser preso, Zarganar havia se tornado uma fonte de informações confiável ‘em um país sufocado pela censura e pela repressão’. Já Latt foi condenado a 20 anos de cadeia, também em novembro, por alarmar a população.


A organização afirma que espera, com a premiação anual, alertar a opinião pública para as violações à liberdade de expressão e para a necessidade de apoio a uma imprensa livre. Cada premiado ganhará 2,500 euros (pouco mais de oito mil reais). Informações da BBC News [4/12/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem