Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

ARMAZéM LITERáRIO > STEVE JOBS II

Desmascarado blogueiro que ‘brincava’ de dono da Apple

08/08/2007 na edição 445

Por mais de um ano, um blogueiro anônimo conseguiu enganar meio mundo fingindo ser Steve Jobs, executivo-chefe da Apple. O misterioso escritor usava seu blog, O Diário Secreto de Steve Jobs, para satirizar o próprio Jobs e sua reputação como um chefe difícil e egoísta, assim como criticar outras empresas de tecnologia, alguns jornalistas especializados em informática e fanáticos por softwares de código-aberto.


Os comentários do ‘Falso Steve’, como era conhecido, chegaram a ser lidos pelo Jobs real e por Bill Gates, fundador da Microsoft. Com a verdade revelada, o blogueiro conta que se surpreendeu com a longa duração da farsa. ‘Estava esperando ser descoberto há meses’, respondeu por telefone Daniel Lyons, editor da revista Forbes, a Brad Stone, repórter do New York Times que conseguiu descobrir a verdadeira identidade do Jobs de mentirinha.


Em um vídeo disponível no sítio da Forbes, o editor conta sua façanha. Lyons chegou a enganar até o próprio chefe. No ano passado, o publisher da Forbes, Richard Karlgaard, especulou sobre a identidade do falso Jobs no sítio da revista. A partir daí, o editor se sentiu mal com a situação e revelou a Karlgaard que o misterioso blogueiro era ele.


Dica sobre identidade


Lyons escreve e edita artigos de tecnologia para a Forbes e é autor de dois livros de ficção. Em outubro, a editora Da Capo Press irá publicar o livro Options: The Secret Life of Steve Jobs, a Parody, ficção escrita pelo jornalista e que tem como personagem principal o executivo da Apple. A identidade de Lyons foi revelada, em parte, por causa do livro, já que, no ano passado, seu agente apresentou um manuscrito a diversas editoras, afirmando que o autor misterioso era um conhecido escritor e editor de uma grande revista. Ao procurar por pessoas que se encaixassem no perfil, Brad Stone chegou ao nome de Lyons. Para tirar a prova, o blog do falso Jobs foi comparado a um outro blog do jornalista, o Floating Point.


Pesquisa


O editor lembra que teve a idéia do personagem em 2006, quando diversas matérias foram publicadas sobre uma onda de ‘executivos-blogueiros’. Muitos pensavam que o falso Jobs era alguém de dentro da Apple. Lyons se diverte ao revelar que nunca entrevistou Steve Jobs nem escreveu nada, na Forbes, sobre sua empresa. ‘Não tinha nenhuma fonte na Apple’, conta. ‘Tive que ler muitas biografias e livros para ficar por dentro da história’. O jornalista recebe cerca de 50 mensagens por dia pelo blog, muitas com idéias para comentários. Somente no mês passado, o sítio registrou 700 mil visitantes. Informações de Brad Stone [The New York Times, 6/8/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem