Dicionário Jornalístico Português em DVD | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

ARMAZéM LITERáRIO > MERGULHO NA HISTÓRIA

Dicionário Jornalístico Português em DVD

Por Romana Borja-Santos em 09/12/2008 na edição 515

As publicações periódicas editadas em português entre 1625 e 1889 estão finalmente reunidas num livro. Ou melhor, num Dicionário Jornalístico Português, editado em DVD. Da autoria de Augusto Xavier da Silva Pereira (1838-1902), feito a partir dos arquivos da Academia das Ciências de Lisboa, esta obra de 5.865 páginas, distribuídas por 13 volumes, será lançada na quinta-feira, 4/12, às 16h00, no Salão Nobre da instituição.

No dicionário, que será apresentado por Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa, é feito o levantamento e identificação de cerca de 6.000 jornais que circularam em Portugal e no Brasil – até o momento da independência – assim como noutros territórios ultramarinos. A obra conta, ainda, com a história cronológica da legislação da imprensa portuguesa.

A obra de Augusto Xavier da Silva Pereira pertencia à Academia das Ciências, mas corria o risco de se deteriorar e perder. Por isso, Adriano Moreira, presidente da instituição, fez uma parceria com a Impresa, que se encarregou da digitalização da obra. Um grupo de docentes da Universidade Autónoma de Lisboa organizou e fez um índice de todo o conteúdo para tornar mais simples e rápida a consulta à informação, agora disponível em DVD.

******

Do Público

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem