Diretor da BBC se demite por gafe com rainha | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Domingo, 19 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

ARMAZéM LITERáRIO > REINO UNIDO

Diretor da BBC se demite por gafe com rainha

09/10/2007 na edição 454

O chefe do BBC1, principal canal de TV da rede pública britânica, pediu demissão na sexta-feira (5/10) por causa da polêmica causada por uma edição de imagens que sugeria que a rainha Elizabeth II teria abandonado abruptamente, irritada, uma sessão de fotos. Peter Fincham colocou o cargo à disposição depois da divulgação de um inquérito independente que criticou ‘juízo errôneo, mau desempenho e sistemas ineficientes’ na BBC. Stephen Lambert, chefe do grupo de mídia RDF, que produziu o programa em questão, também pediu demissão.

Em julho, a BBC pediu desculpas à rainha depois de exibir, em uma sessão para jornalistas, o trailer de um documentário ainda a ser lançado. O trailer mostrava a rainha durante uma sessão de fotos com a renomada Annie Leibovitz. Nas imagens, fica a impressão de que Elizabeth deixa a sala depois que a fotógrafa pede que ela tire a coroa para fazer uma foto. Na verdade, ela estava chegando à sala. O trailer não chegou a ser exibido na TV.

Atraso na correção

O inquérito independente, conduzido por Will Wyatt, ex-executivo da BBC, concluiu que a edição errada das imagens não parece ter tido a intenção de difamar a rainha, mas ressaltou que a decisão de atrasar a correção dos fatos até o dia seguinte foi um erro. Na ocasião, Fincham anunciou à imprensa que o documentário mostraria a rainha saindo irritada de uma sessão com Leibovitz depois de uma discussão sobre a retirada a coroa. Horas depois, ele descobriu que a história era falsa, mas esperou um dia para divulgar a correção.

‘Durante a manhã do dia seguinte à exibição do trailer, a BBC divulgou uma história que dois ou três membros do alto escalão da rede sabiam que estava errada desde a noite anterior’, escreveu Wyatt no relatório. O inquérito concluiu que o incidente prejudicou a ‘relação vital’ entre a BBC e a família real britânica e criticou duramente a RDF, que além do documentário produziu o trailer promocional. Informações de D´Arcy Doran [AP, 5/10/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem