Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Eleições, mídia, cultura e política

Este livro reúne textos que analisam várias dimensões da cobertura da mídia sobre as eleições presidenciais de 2002 que, de modo diverso dos pleitos de 1994 e 1998, foram marcadas por uma ampla visibilidade dos candidatos tanto nos jornais e revistas quanto nas emissoras de rádio e televisão.

Resultado de investigações empreendidas por pesquisadores de várias instituições acadêmicas (UFBA, UnB, UFC, PUC-SP e IUPERJ) que atuam na área da Comunicação e da Ciência Política, os textos publicados discutem temas ligados à mídia e ao embate eleitoral de 2002: a cobertura do ‘caso Roseana’, o horário gratuito, o uso do medo como arma política, as estratégias retóricas, as questões da visibilidade, a valoração e os enquadramentos dos candidatos pelos principais jornais e pela cobertura da TV Globo – e, de modo mais amplo, a relação entre mídia, política e cultura.

Este livro interessa não só aos especialistas em comunicação política e no processo eleitoral, mas também aos leitores que buscam fundamentar visões sobre a vida política brasileira contemporânea.