Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

ARMAZéM LITERáRIO > ESTUDOS SOBRE O OUTRO

Ensaios sobre a diferença

22/12/2009 na edição 569

[do release da editora]

Em seus textos, o historiador inglês Peter Burke fala sobre diversos temas e procura promover o entendimento sobre o Outro.

O historiador como colunista apresenta ensaios do especialista em História Cultural, Peter Burke. Nele, o autor fala de diversos assuntos e muitas vezes o Brasil e os hábitos de seu povo aparecem como referência, ou mesmo como tema.

O historiador compara hábitos, regras, fatos de diferentes sociedades para entendê-las e incentivar o respeito às diferenças.

O historiador como colunista, do historiador inglês Peter Burke, contém uma seleção de seus artigos escritos para o jornal Folha de S.Paulo em que o Brasil é um personagem muito freqüente, mas não único. Nos últimos 14 anos, o autor falou sobre diversos temas em sua coluna bimestral, que vão desde globalização a objetos e hábitos do dia-a-dia. A preocupação com o entendimento do Outro pode ser observada em toda a obra.

O olhar de estrangeiro curioso perpassa todos os textos do autor que, quando não falam do Brasil, fazem alguma referência à cultura ou história do país. ‘… Há nos textos deste livro um detalhe a mais a fascinar o leitor: o Brasil diverso do das interpretações que as mentes colonizadas só reconhecem na história de países emblemáticos da história ocidental e contemporânea’, afirma o doutor em Sociologia José de Souza Martins, autor do texto de orelha do livro.

Ideias e mentalidades

Como especialista em História da Cultura, Peter Burke oferece ao leitor uma série de textos sobre elementos do cotidiano sob a ótica social e cultural. O carnaval foi alvo de sua análise, que enfatiza o Brasil como ícone mundial desta festa e apresenta as origens e trajetória desta grande festa ao longo dos séculos. Futebol, roupas, shopping centers e asseio são outros assuntos tratados por Burke.

O sucesso das biografias entre os leitores brasileiros e internacionais é pensado pelo autor em diversos textos. Personagens de várias épocas misturam-se entre os escolhidos: Sérgio Buarque de Holanda, Habermas e Hobsbawn são alguns deles. Todos eles são alvo de reflexão, que sempre leva em consideração o contexto histórico do personagem.

Culturas distantes também são temas dos textos do historiador. Em suas análises, ele busca mostrar a diferença entre as sociedades, para que o leitor possa assim compreender e respeitar o Outro. A história das ideias e mentalidades aparecem em artigos como ‘A história do futuro’, ‘Empréstimo cultural’, ‘O que é corrupção?’, entre outros.

O autor

Peter Burke estudou em Oxford e lecionou na School of European Studies na Universidade de Sussex (1962-1978), antes de se mudar para Cambridge, onde é professor emérito de História Cultural e ajunto do Emmanuel College. É membro da British Academy, da Academia Européia e professor visitante nas universidades de Bruxelas, Groningen, Heidelberg e Nijmegen, além de membro dos Institutes of Advanced Studies em Princeton, Berlim e Wassenaar. Ele é casado com a também historiadora Maria Lucia Garcia Pallares-Burke.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem