Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

ARMAZéM LITERáRIO > WEBJORNALISMO

Ensino de jornalismo na internet

Por Elias Machado e Marcos Palácios em 28/08/2007 na edição 448

Neste trabalho colocamos à disposição da comunidade acadêmica uma visão sumária de diversas metodologias de ensino do jornalismo na internet, a partir de experiências e investigações desenvolvidas por uma equipe de pesquisadores integrantes da ‘Rede Latino-americana para o desenvolvimento de metodologias e software para o ensino de jornalismo nas redes digitais de alta velocidade’, formada pela Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Pernambuco, Universidad Nacional de Córdoba/Argentina, Instituto Tecnológico de Monterrey/México, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Catarina e Faculdades Jorge Amado (Bahia).

A rede foi criada em 2004, por iniciativa do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq e da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), através do Programa PRONEX, de apoio a centros de excelência.

A criação de redes de pesquisa coloca-se, neste momento, com um imperativo para o refinamento dos diversos modelos de sistemática de pesquisa que estão sendo desenvolvidos no interior de diferentes grupos de pesquisa nacionais e internacionais, voltados para o estudo do jornalismo na web.

Não se trata, evidentemente, de unificação de metodologias, mas, pelo contrário, da colocação em diálogo de diferentes propostas metodológicas. Para cada situação de formação de rede, o diálogo deve necessariamente estabelecer-se, tendo como ponto de articulação problemas concretos, determinados pelas temáticas da pesquisa conjunta. De tal diálogo e negociação, deve emergir um modelo consensual de ação investigativa, constituído para aquela tarefa específica, a partir dos aportes metodológicos dos vários membros participantes. Acreditamos que este ideal foi amplamente alcançado no esforço coletivo que está parcialmente materializado nesta coletânea.

Momentos cruciais

No desenho de projetos de publicações jornalísticas na web, assim como de sistemas de publicação de conteúdos e de ensino de jornalismo, o valor da tecnologia depende, em grande medida, de que a capacidade de processamento que incorporam seja orientada para maximizar a produtividade das relações travadas dentro do sistema. Como o jornalismo digital apresenta uma tendência crescente para a produção voltada para necessidades cada vez mais específicas dos usuários e para incorporá-los no processo de produção, tanto mais efetiva é a tecnologia quanto, por um lado, aumenta a capacidade dos membros da redação ou das salas de aula para adaptarem-se às necessidades dos usuários e, por outro, transformam cada intervenção do usuário num ato que agrega valor aos conteúdos das informações produzidas.

No plano epistemológico, os artigos incluídos nesta coletânea partem das teses próprias ao jornalismo digital, do caráter descentralizado dos processos sociais no ciberespaço e, por conseguinte, sustentam, em seu conjunto, a necessidade de se conceber softwares adaptados a um ambiente de convergência tecnológica, de se refletir e experimentar com a utilização de ferramentas, de aprofundar sendas sempre recorrentes em torno dos métodos e técnicas de ensino e atitudes pedagógicas em sala de aula.

As contribuições aqui incluídas articulam dois níveis: o teórico-conceitual e o aplicado, momentos cruciais para materialização de circuitos de ensino sintonizados com as características de produção e circulação de bens e serviços jornalísticos nas redes de alta velocidade.

Esforço coletivo

O livro engloba discussões filosóficas e metodológicas em torno da prática do ensino do jornalismo na web e relata experiências baseadas na criação e testes práticos de softwares, especialmente desenhados para a docência do webjornalismo (plataformas de ensino e publicação), bem como na aplicação pedagógica de outras ferramentas disponíveis na internet, como é o caso dos blogs.

A coletânea incorpora também textos de pesquisadores de duas outras universidades (Universidade da Beira Interior, Portugal e Universidade de Santiago de Compostela, Espanha) que colaboraram através de apresentação de trabalhos em eventos organizados pela Rede.

Acreditamos que este esforço coletivo, que coroa um trabalho em rede de pesquisa envolvendo investigadores oriundos de diferentes realidades culturais e diferentes tradições de trabalho acadêmico, constitui uma contribuição original e importante para o avanço do ensino do jornalismo em rede na contemporaneidade.

******

Respectivamente, jornalista, doutor em Jornalismo pela Universidad Autónoma de Barcelona, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisador do Grupo de Jornalismo On-line da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e presidente a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo; e jornalista, doutor em Sociologia pela University of Liverpool, Inglaterra, professor titular de Jornalismo na Universidade Federal da Bahia (UFBA), um dos coordenadores do Grupo de Jornalismo On-Line (GJOL) da Faculdade de Comunicação da UFBA e membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem