Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

Equipe de TV confronta Mugabe em cúpula africana

02/07/2008 na edição 492

A segurança da Cúpula da União Africana, realizada esta semana no Egito, restringiu a presença de jornalistas no evento depois que uma equipe de TV britânica decidiu confrontar verbalmente o líder zimbabuano Robert Mugabe, na segunda-feira (30/6). Um jornalista da emissora ITN perguntou a Mugabe como ele podia se chamar de presidente, ao que o político respondeu que o fazia do mesmo jeito que o britânico Gordon Brown é chamado de primeiro-ministro. O líder zimbabuano afirmou ainda que o repórter havia feito ‘perguntas burras’. Segundo a agência Associated Press, há imagens que mostram os seguranças de Mugabe empurrando o jornalista. Um dia depois do incidente, diversos repórteres não conseguiram acesso à área de imprensa da reunião.


Mugabe está no poder no Zimbábue desde 1980 e, no domingo, após um conturbado período eleitoral, assumiu seu sexto mandato como presidente. No primeiro turno das eleições, no fim de março, o candidato da oposição, Morgan Tsvangirai, venceu Mugabe, mas não obteve votos suficientes para se eleger. Nos meses seguintes, o país enfrentou um violento cenário de repressão aos partidários da oposição. De acordo com o partido Movimento para a Mudança Democrática, de Tsvangirai, pelo menos 70 pessoas foram mortas por fazer campanha contra o partido de situação.


Na semana passada, o próprio Tsvangirai refugiou-se na embaixada holandesa e abandonou a disputa, afirmando que Mugabe havia criado uma guerra da qual ele não iria participar. O partido de situação, Zanu-PF, decidiu realizar o pleito mesmo sem candidato de oposição. Na abertura da Cúpula desta semana, os governantes africanos falaram sobre os ‘desafios’ do Zimbábue e lançaram um apelo para que Mugabe negocie com a oposição, mas ninguém criticou abertamente o político. Com informações da AP [1/7/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem