Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

ARMAZéM LITERáRIO > MÃES TRABALHADORAS

Fazer carreira e criar filhos

Por Ligia Martins de Almeida em 16/01/2007 na edição 416

Uma situação muito comum e muito difícil para mulheres – fazer uma carreira profissional e criar filhos – é o tema do livro da jornalista Inês de Castro Mamãe vai trabalhar e volta já.

Um livro que pode ser chamado de guia (pois indica soluções e procedimentos para questões específicas), mas também pode ser chamado de reportagem, já que Inês conta histórias, mostra dados estatísticos sobre as mulheres no mercado de trabalho e relata cases bem-sucedidos de empresas que estão atentas ao problema das mulheres que trabalham.

Embora com um enfoque positivo e com base em sua experiência pessoal (a autora é jornalista e optou por trabalhar em casa quando nasceu seu filho), o livro está longe daqueles manuais de auto-ajuda que só apresentam o lado cheio da garrafa. E isso fica claro na abertura:

‘Discordo da premissa de que a maternidade e a vida profissional podem conviver em paz. Não convivem… Criar filhos é um desafio. Ser boa profissional, outro. Fazer as duas coisas a contento é, no mínimo, motivo de orgulho, e muito provavelmente, o objetivo que move boa parte das mulheres neste século XXI.’

Clima da maternidade

Em capítulos curtos e objetivos, o livro discute o sentimento de culpa das mulheres, o dilema entre qualidade e quantidade de tempo com os filhos e as inevitáveis frustrações. O texto claro e objetivo e a divisão dos capítulos em tópicos tornam a leitura agradável, mesmo quando o tema é espinhoso, como a escolha de uma babá, o relacionamento com as avós, ou a volta ao trabalho na empresa depois da licença-maternidade.

Entre dicas e informações, Inês dá alguns conselhos valiosos para as mães de primeira viagem, como: ‘Não se decepcione se ninguém perguntar nada a respeito do seu filho. Você está no clima da maternidade. Os outros podem nem saber o que é isso.’ Ou: ‘Não gaste a primeira semana da volta ao trabalho levando todas as fotos do bebê para que a empresa inteira saiba que filho lindo você tem.’

A jornalista Inês de Castro foi editora das revistas Claudia e Maxima, da Editora Abril. Dirigiu as revistas Corpo a corpo e Dieta Já, da editora Símbolo e é autora dos livros Etiqueta da Beleza e A moda no trabalho. É colunista da rádio Band News.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem