Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Guia para professores, alunos e profissionais

[do release da editora]

Com o objetivo de introduzir professores, alunos, profissionais e interessados em comunicação no fascinante universo do rádio, a jornalista e radiomaker Magaly Prado lança pela Editora Campus/Elsevier o livro Produção de rádio: um manual prático. O livro envolve o leitor no fascinante mundo do rádio, trazendo dicas e orientações práticas para uma comunicação mais eficaz e abrangente.

O rádio é um exemplo de veículo que resiste com o passar dos anos, atingindo seu público no trabalho, durante o lazer, no carro ou em casa, fortalecendo e viabilizando o ideal da comunicação para todos.

Tempos atrás, a diversão das famílias era sentar no sofá, em frente ao radinho, sintonizar a estação e escutar as novelas e as notícias. Hoje, as interpretações ao vivo saíram de moda, mas deram lugar aos programas humorísticos, aos noticiários e às novas tendências musicais. Mas sempre cumprindo o seu papel: oferecer ao ouvinte uma programação atraente e de acordo com o seu perfil.

‘Quando fui convidada para lecionar Produção de Rádio no curso de Rádio e TV da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, percebi que não existia literatura brasileira específica para incluir e propor na bibliografia básica da disciplina para auxílio dos alunos. Muitos livros tratam de diversos assuntos referentes ao rádio, porém nenhum autor brasileiro dedicou espaço para tratar exclusivamente da produção, tarefa das mais importantes do meio’, justifica Magaly.

De acordo com a autora, é fundamental que o profissional tenha consciência da responsabilidade que representa levar um programa ao ar. Magaly acredita que a maioria dos ouvintes não tem noção da importância do produtor em um programa, e que depende dele, muitas vezes, o conteúdo que está sendo transmitido, com todas as suas nuanças, desde a parte técnica até a parte estética. ‘O timing, a voz do apresentador e, por fim, o mais importante: o conteúdo – que deve primar pelo ineditismo, pertinência e, principalmente, credibilidade –, também são de sua responsabilidade’, comenta Magaly.

Em Produção de rádio: um manual prático, o leitor encontrará uma obra leve, dinâmica, de linguagem simples e agradável, que agregará valor aos amantes, profissionais e futuros profissionais de rádio. Este manual apresenta 10 capítulos, que abordam desde os Diferentes Programas e Produtos, Formatos, Conteúdo, Produção, Pós-Produção e Perspectivas.

‘A idéia que norteou a realização deste trabalho é a de mostrar o dia-a-dia de um produtor, supondo que ele seja um `faz-tudo´ dentro da emissora em que trabalha, o que ocorre na maioria das vezes. Ao fazer um podcast, por exemplo, o radialista é produtor, locutor, programador e diretor de si mesmo, podendo ser inteiramente livre para veicular o que acha que merece ser divulgado. Após a leitura do livro, qualquer um pode fazer rádio’, diz Magaly.