Sábado, 23 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

ARMAZéM LITERáRIO > ESTANTE

História social da mídia

20/04/2004 na edição 273

[do release da editora]

Uma história social da mídia apresenta uma análise dos meios de comunicação, destacando os contextos sociais e culturais em que emergem e se desenvolvem, além de traçar a história das diferentes mídias e das novas linguagens que elas criam para a civilização ocidental – da invenção da prensa gráfica à internet.

Nos três primeiros capítulos, Peter Burke avalia os estudos dos meios de comunicação, da retórica ao ciberespaço, e analisa a história da Europa no período que antecedeu a era moderna – da generalização da imprensa até as revoluções francesa e industrial. Asa Briggs em seguida delineia o percurso do vapor à eletricidade e examina em detalhe a história dos diversos dispositivos de comunicação que prepararam o caminho para os atuais computadores. No último capítulo, questiona-se a possibilidade de desenvolvimento de um ciberespaço capaz de dominar o espaço real da existência humana. Rico em fatos e curiosidades, esse é um volume imprescindível para todos aqueles que se interessam por estudos culturais, técnicas de comunicação e jornalismo.

** ‘Obra-prima de concisão e síntese. (…) O livro é uma obra de referência, porém com um discurso histórico fluente. O trabalho tem a virtude de ser quase uma enciclopédia e, portanto, constitui instrumento vital para uma ampla variedade de leitores.’ (Anthony Smith, Professor do Magdalen College, Universidade de Oxford)

** ‘Leitura obrigatória para os estudiosos da mídia em todos os níveis, certamente merece seu lugar na maior parte das ‘bibliotecas virtuais’.’ (David Phillips, English Historical Review)

** ‘Cheio de adoráveis preciosidades…’ (The Guardian)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem