Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Histórias brasileiras da BBC

Há setenta anos a BBC transmite em português para o Brasil. Ao longo desse tempo centenas de brasileiros passaram por Bush House, a sede do serviço mundial da emissora, no centro de Londres. Como locutores, redatores, entrevistados ou visitantes. Neste livro, alguns deles contam um pouco dessa história marcada por três momentos significativos: a segunda guerra mundial, a ditadura militar no Brasil e as atuais transformações tecnológicas responsáveis por novos formatos e conteúdos.

Os primeiros tempos do Serviço Brasileiro da BBC (hoje BBC Brasil) confundem-se com as trevas da guerra, numa cidade sob ameaça constante de destruição total. Para ela acorreram alguns jovens como o futuro escritor Antonio Callado ou o futuro deputado federal Emílio Carlos.

Eram eles que davam aos brasileiros as notícias mais atualizadas e confiáveis. Depois as trevas se transferiram para o Brasil. A ditadura, instalada em abril de 1964, impedia pela força a circulação livre das informações. Para se saber o que ocorria aqui era necessário ouvir o Serviço Brasileiro da BBC. Lá estavam, entre muitos outros, Fernando Pacheco Jordão, Vladimir Herzog, Ivan Lessa e Jader de Oliveira. E agora, em ambientes mais arejados, o serviço se transforma em BBC Brasil, presente nas emissoras brasileiras de rádio e TV e nos portais da internet.

A sustentação desse trabalho é dada através de normas editoriais precisas e constantemente atualizadas. Uma síntese delas, aqui publicadas, pretende estimular o debate em torno da responsabilidade social dos meios de comunicação de massa no Brasil.

***

A qualidade das produções da BBC, reconhecida internacionalmente, espalha-se pelo mundo em vários idiomas através dos serviços de transmissão de rádio, TV e internet. Um deles é o brasileiro, instalado em Londres há setenta anos e que tem a sua história contada neste livro. Momentos de angústia (das guerras e das ditaduras) ou de alegria (com os feitos esportivos ou musicais, por exemplo) são relatados por quem transmitiu os acontecimentos para o Brasil. Que se ampliam com as histórias de redação e de vida. A elas se acrescentam as idéias e os valores que dão substância ao trabalho sintetizadas nas normas de conduta editorial da BBC, uma referência para o debate profissional e acadêmico de que o Brasil tanto necessita.