Domingo, 19 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ARMAZéM LITERáRIO > ESTANTE

Histórias da indústria aeronáutica

30/11/2004 na edição 305

[do release da editora]

Asas do Brasil – Uma história que voa pelo mundo, do jornalista Cosme Degenar Drumond, conta a história da indústria aeronáutica brasileira e da Embraer, com informações e fatos inéditos de bastidor. O prefácio é do jornalista Roberto Godoy.

Degenar Drumond atua na imprensa especializada desde 1983. O livro dá destaque ao período moderno, a partir de 1950, época da criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), quando o Brasil passa a construir aeronaves com alta tecnologia.

O responsável por essa revolução tecnológica foi o marechal Casimiro Montenegro Filho. Ao patrono da engenharia aeronáutica brasileira foram dedicados dois capítulos: um com sua biografia e outro sobre seus feitos. O texto é temperado com fatos curiosos, como o acaso – e uma boa dose de sorte – que favoreceu a instalação dessas instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento em São José dos Campos (SP).

O livro é dividido em quatro partes. A Embraer é contemplada com o painel 4. A história e a trajetória da quarta maior indústria de aeronaves do mundo é contada de forma atraente por quem respira aviação em seu jornalismo. E, por isso mesmo, aproveita para rechear o texto com histórias pitorescas – algumas são folclore e outras, reais.

O autor trabalhou no livro ao longo de nove anos, pesquisou e entrevistou várias autoridades civis e militares do setor, pessoas que vivenciaram todo o processo de desenvolvimento, como engenheiros, técnicos, projetistas. Também contou com depoimentos de ex-ministros da Aeronáutica.

Cosme Degenar Drumond é diretor de redação da revista Tecnologia & Defesa. Iniciou sua carreira profissional em 1973, como redator do então Ministério da Aeronáutica e fez parte da equipe que organizou o Museu Aeroespacial da Força Aérea Brasileira (FAB), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, aberto ao público em outubro de 1976. É autor do livro O Museu Aeroespacial Brasileiro, publicado em 1984.

Informações

Telefone: (11) 5549-3660; e-mail: comercial@editoradecultura.com.br.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem