Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ARMAZéM LITERáRIO > FALSO ESPECIALISTA

Investigado consultor acusado de forjar entrevistas

18/09/2007 na edição 451

A rede de TV americana ABC News afirmou, na semana passada, que dará início a uma nova investigação sobre matérias que contêm informações fornecidas pelo consultor Alexis Debat, especialista em segurança nacional dos EUA. Isto porque foi descoberto que algumas entrevistas de Debat publicadas na revista francesa Politique Internationale eram falsas.

O consultor foi contratado pela ABC News em 2001. Agora, todo o seu trabalho será examinado para que se avalie se ele falsificou informações também na emissora. Em junho, Debat foi demitido depois da revelação de que seu título de doutor na Sorbonne era falso. Na ocasião, a rede analisou todas as informações fornecidas por ele, mas não encontrou nada que indicasse alguma imprecisão. Depois da acusação da revista francesa, entretanto, será feita uma nova análise das matérias. Um investigador foi enviado ao Paquistão para checar in loco detalhes de algumas informações. A Associated Press também está investigando três matérias que continham dados passados por Debat.

Nova acusação

Na semana passada, o sítio Rue 89 denunciou que uma entrevista de Debat feita com o senador Barack Obama havia sido inventada. O Rue 89 é um jornal online independente citado na grande mídia por seus furos. Debat teria enviado um e-mail para a ABC se defendendo e alegando que as acusações eram ‘difamadoras’. Ele afirmou para o Washington Post que um intermediário seu teria falado com Obama. Segundo representantes do pré-candidato democrata, no entanto, não houve contato com ninguém ligado a Debat.

Depois desta revelação, outras personalidades negaram ter sido entrevistadas pelo consultor, entre elas o ex-presidente americano Bill Clinton, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, o ex-presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, o presidente da Microsoft, Bill Gates, e a presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi.

Após ter sido demitido da ABC, Debat continuou a trabalhar como consultor de terrorismo e segurança nacional no Centro Nixon, em Washington, até deixar o cargo na semana passada. As informações são de Bill Carter [The New York Times, 14/9/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem