Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Jornalismo esportivo

[do release da editora]

A Summus Editorial está lançando Formação e informação esportiva, segundo volume da coleção Formação e Informação – Jornalismo para Iniciados e Leigos. O livro trata de um dos grandes temas da mídia: o jornalismo esportivo. O organizador da coleção, Sergio Vilas Boas, convidou sete articulistas (Cláudia Coutinho, Denise Mirás, Elias Awad, Flavio Gomes, José Cruz, José Eduardo de Carvalho e Mauro Beting) para falar da cobertura jornalística, sua ética (ou antiética), seus amadorismos, discursos, espetáculos, folclores e pedantismos; suas histórias, sociologias, parcialidades e comoções. Com experiência na área, os jornalistas respondem se ainda é possível dar credibilidade ao ‘jornalismo esportivo’.

‘O esporte é talvez o mais democrático dos temas’, diz Vilas Boas, jornalista, escritor e professor. ‘Atrai pessoas de todas as idades, de todas as camadas sociais, de todos os cantos. Tornou-se um fenômeno lucrativo considerável, negócio de proporções mundiais, motivo para tendências e modismos’. Pela popularidade em relação a outras modalidades esportivas, o futebol mereceu dois artigos. Em ‘Pago para ver’, Mauro Beting trata do jornalismo futebolístico com humor. ‘O futebol se resolve no campo, mas não apenas na hora do jogo. Se os times passam semanas treinando, aprimorando fundamentos, ensaiando lances, executando estratégias, estudando os adversários, por que a imprensa não pode e não deve fazer o mesmo?’, escreve Beting.

No artigo ‘Um jogo, muitas pizzas’, Elias Awad ataca a antiética. Saindo dos gramados, José Eduardo Carvalho, em ‘O discurso esportivo’, fala das evoluções e involuções do linguajar da imprensa. Em ‘Personagens e personas’, Denise Mirás, que cobriu seis olimpíadas, destaca a diversidade de biografias que povoam o atletismo. Cláudia Coutinho conta no artigo ‘Assessorias especializadas’ que patrocinadores e assessorias de comunicação mantêm relacionamento ‘íntimo’ com repórteres e editores. José Cruz foi investigar as políticas do esporte e descobriu ‘Os esportes da política’. Flávio Gomes adentra o mundo da Fórmula 1, no artigo ‘De máquinas e homens’.

Informações

Lu Fernandes Escritório de Comunicação – Tel. (11) 3814-4600