Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Livro festeja 60 anos de rádio

[do release da editora]

A Associação Catarinense de Imprensa lançará em 4 de agosto, na Assembléia Legislativa de Florianópolis, Caros ouvintes, de Antunes Severo e Ricardo Medeiros, em co-edição com a Editora Insular. Parte da coleção Imprensa Catarinense, a coletânea incluirá obras sobre a comunicação barriga-verde.

A idéia inicial dos autores, Antunes Severo e Ricardo Medeiros, era abordar apenas os 60 anos, completados no ano passado, do rádio na capital catarinense e arredores, abrangendo de 1943, quando surgiu a pioneira Rádio Guarujá, até 2003. Mas as novas emissoras que apareceram no cenário da Grande Florianópolis acabaram contempladas.

Caros Ouvintes é dividido em duas partes, cada uma com três capítulos. O primeiro capítulo, ‘Os pioneiros e a Rádio Guarujá’, faz inicialmente um breve relato sobre as primeiras emissoras surgidas em Santa Catarina: Rádio Clube de Blumenau (1936), Rádio Difusora de Joinville (1941) e Rádio Difusora de Itajaí (1942). O segundo capítulo, ‘Fim do monopólio: surgem a Anita Garibaldi e a RDM’, dedica-se ao relato da trajetória das emissoras que vão dividir as atenções do público com a Guarujá: a Rádio Anita Garibaldi, do médico J. J. Barreto, a Rádio Diário da Manhã (RDM), da família Konder-Bornhausen, ligada à União Democrática Nacional (UDN). No terceiro capítulo, ‘Novidades no ar: Jurerê, A Verdade e RSC’, as estações que aparecem posteriormente no dial.

Na segunda parte do livro, a chegada da televisão a Florianópolis e o perfil das emissoras AMs e FMs existentes da Grande Florianópolis até 2004.

Antunes Severo fez carreira como radialista, é mestre em Administração, professor e pesquisador. Ricardo Medeiros é jornalista, doutor em Rádio, professor de Radiojornalismo e autor de três livros sobre rádio.