Domingo, 20 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

ARMAZéM LITERáRIO > GUERRA DA LAGOSTA

Mais subsídios para a mídia

01/03/2005 na edição 318

[do release do autor]

O Serviço de Documentação da Marinha do Brasil lançou em 9 de dezembro de 2004, no Museu Naval, o livro A guerra da lagosta, de autoria do comandante Cláudio da Costa Braga, capitão-de-mar-e-guerra. O livro é inédito em seu tema, trata dos fatos, pouco conhecidos (a maioria, sigilosos) da crise ocorrida entre o Brasil e a França entre 1961 e 1963, devido à captura ilegal de lagosta, por barcos de pesca franceses, no litoral do Nordeste.

O livro ganha importância porque somente agora foi permitido o acesso a documentos sigilosos que trataram do assunto na época. A diplomacia não foi capaz de resolver a crise, a tal ponto que os dois países chegaram a se mobilizar militarmente: a França enviou respeitável força naval à área próxima da região do conflito. No Brasil, houve comoção nacional. Em resposta a essa decisão do governo francês, após reunião do Conselho de Segurança Nacional, o governo do presidente João Goulart determinou o deslocamento para a região de ponderável força naval de sua esquadra, como também aviões da Força Aérea. O 4º Exército, sediado no Recife na ocasião, sob o comando do general Castelo Branco, também se mobilizou.

É dessa época a frase atribuída ao presidente francês, general Charles De Gaulle: ‘O Brasil não é um país sério’.

O livro está à venda, em Brasília, na livraria Café com Letras, na 203 Sul, bloco C, loja 19. No Rio de Janeiro, nos seguintes locais: Serviço de Documentação da Marinha, Bibliex, loja do Museu Naval, na Praça 15, na Livraria da Travessa (Travessa do Ouvidor e na Avenida Rio Branco esquina com Teófilo Otoni), na Livraria Letras e Expressões (Leblon), na Literati (shopping Downtown), no Clube Naval-Piraquê (Lagoa) e na Livraria Eça (Avenida. Ataulfo de Paiva, 135, Leblon).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem