Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Na FSP, o cachorro
mordeu o homem

A reportagem reproduzida abaixo está na edição desta terça-feira (10/02) da Folha de S. Paulo. Como o leitor poderá ver, não há notícia alguma: estranho seria o PMDB baiano criar um jornal para citar 27 vezes o nome de Jaques Wagner (PT) ou ACM Neto (DEM), rivais do ministro Geddel Vieira Lima no Estado. Pela lógica desta matéria, a Folha deveria noticiar também que o ‘Boletim Tucano cita 39 vezes o nome de Serra’ ou que ‘Lula é quem mais aparece no site do PT’… Ora, jornal de partido político serve exatamente para promover as lideranças partidárias, não há problema algum nisto.


No fundo, a pequena reportagem da Folha revela apenas uma coisa: o jornal vai pegar no pé dos peemedebistas que lutam internamente pelo apoio da legenda à candidatura de Dilma Rousseff à presidência em 2010. É disto que se trata, e a ‘notícia’ (apoio de Geddel à Dilma) está no pé da ‘reportagem’. É preciso saber ler jornais para entender a motivação de certas ‘matérias’…


***


PMDB baiano cria jornal e cita Geddel 27 vezes, copyright Folha de S. Paulo, 10/02/2009


‘DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR – O ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) ganhou novo espaço para divulgar o seu nome na Bahia -o jornal ‘É o 15’, publicação do diretório estadual do PMDB.


Com oito páginas, o jornal citou 27 vezes o nome do ministro e publicou três fotos de Geddel.
Segundo Lúcio Vieira Lima, irmão de Geddel e presidente do diretório estadual do partido, o jornal é mensal e a primeira edição teve 50 mil exemplares. Segundo o PMDB, a impressão custou R$ 4.000, bancados pelo diretório, que também vai custear o envio de malas-diretas. Os textos são da assessoria do PMDB-BA.


Numa das reportagens, o jornal diz que a tendência do partido é fechar com a ministra Dilma Rousseff (PT), candidata preferida de Lula para 2010.’

******

Originalmente publicado no blog Entrelinhas