Terça-feira, 23 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

O discurso eleitoral na imprensa

Por Mauro Malin em 05/11/2011 na edição 666

A cobertura jornalística de processos eleitorais em diferentes países da América Latina foi um dos temas da sétima reunião dos Observatorios en Red – Medios de Comunicación en América Latina, realizada em Managua no final de agosto (ver aqui nota sobre a abertura do evento). Este Observatório já publicou dois textos que contêm informações e avaliações feitas por participantes do encontro: “O governo na ofensiva”, de Erick Torrico, sobre a Bolívia, e “Indenizações milionárias intimidam jornalistas”, de Paola Aguilar, sobre o Equador.

Às vésperas das eleições presidenciais, que se realizam no domingo (6/11), um dos participantes da reunião de Manágua, Adrián Uriarte Bermúdez, publicou em seu blogue resultados de pesquisa feita em cinco edições dos dois principais jornais da Nicarágua, El Nuevo Diario e La Prensa, escolhidas ao longo de um período de 30 dias.

O trabalho de Adrián Uriarte se concentra nas fontes de informação usadas pelos dois jornais. Examina em que medida se deu a palavra a grupos cujas vozes foram historicamente ignoradas; a publicação de perfis dos candidatos a deputados estaduais (departamentais), que é novidade; e o peso dado aos diferentes candidatos nos noticiários.

O presidente Daniel Ortega é candidato à reeleição pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), organização que em 1979 encerrou o domínio do país pela dinastia Somoza. Arnoldo Alemán, ex-presidente, concorre pelo PLC (Partido Liberal Constitucionalista). Fabio Gadea é o candidato do PLI (Partido Liberal Independente). Enrique Quiñonez se apresenta pela ALN (Aliança Liberal Nicaraguense). Roger Guevara é o candidato da Apre (Aliança pela República).

Leia aqui o trabalho de Adrián Uriarte (em espanhol).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem