Quarta-feira, 19 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1042
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

O pensamento comunicacional latino-americano

05/05/2009 na edição 536

O editor Pedro A. Crespo, diretor da empresa espanhola Comunicación Social – Ediciones y Pubblicaciones, sediada na cidade de Zamora, Sevilha, prestou homenagem ao professor Marques de Melo lançando o novo livro de sua autoria Pensamiento Comunicacional Latinoamericano durante os recentes congressos internacionais realizados em Portugal. A obra foi apresentada em Lisboa, no dia 15 de abril, durante o VIII Lusocom – Congresso Lusófono de Ciências da Comunicação, e em Funchal – Ilha da Madeira, durante o XI Ibercom – Congreso Iberoamericano de Comunicación.

Prefaciada pelo catedrático Bernardo Diaz Nosty (Universidad de Málaga), a edição tem o apoio do Ministério da Cultura da Espanha e está circulando em toda a rede de bibliotecas públicas daquele país. Sua estrutura é composta por ensaios organizados em quatro eixos temáticos: 1) A conjuntura da guerra fria, 2) A conjuntura da globalização, 3) A educação para a comunicação e 4) A pesquisa em comunicação. Trata-se de um conjunto de reflexões escritas originalmente no idioma castelhano.

Estilo caleidoscópico

Em seu prefácio, o professor Diaz Nosty, fundador do Portal Infoamérica, ressalta que ‘a figura do professor Marques de Melo é amplamente conhecida na América Latina e também nos âmbitos acadêmicos espanhóis. Durante muitos anos, Marques de Melo era praticamente a única referência em nosso país do pensamento brasileiro em comunicação e o principal artífice das iniciativas que se cristalizaram no estabelecimento de estruturas de relação estável entre os pesquisadores da Espanha e do Brasil’.

A propósito do livro diz que é ‘um texto a um só tempo complexo e ameno, em estilo caleidoscópico, na medida em que permite, a partir de uma ampla seleção de trabalhos acadêmicos, a construção de formas de pensar a comunicação, mas também (…) servir como um bom roteiro para desvendar o pensamento comunicacional latino-americano’.

A obra pode ser adquirida através do email info@comunicacionsocial.es

Maiores detalhes estão disponíveis aqui.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem