Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ARMAZéM LITERáRIO > ESTANTE

O orgulho e a solidariedade dos ‘anos de chumbo’

04/02/2008 na edição 471

Neste livro, o autor mexicano Gustavo Adolfo León Duarte traz uma contribuição para o conhecimento histórico sobre o desenvolvimento dos estudos e pesquisas da comunicação na América Latina.

À medida em que revisa criticamente toda a literatura disponível e democratiza as fontes relevantes, seu ensaio representa um contraponto aos textos em circulação, muitos dos quais estimulam o conformismo e a capitulação, convertendo os estudos comunicacionais latino-americanos em capítulos secundários das histórias das ciências metropolitanas.

Ao privilegiar como foco de sua narrativa a estrutura e as características da Escola Latino-Americana de Comunicação (Elacom), o autor desvela um território complexo e polissêmico, ocultando metodicamente o conhecimento dos jovens que ingressam nas carreiras de comunicação. Descobrindo suas singularidades, nos oferece pistas para que as novas gerações de pesquisadores da área possam recuperar a sua auto-estima, o orgulho e a solidariedade que nutriram os visionários dos ‘anos de chumbo’ em pleno recrudescimento da guerra fria.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem