Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ARMAZéM LITERáRIO > FICÇÃO PARA JOVENS

O sertão vira mar

03/04/2006 na edição 375

[do release da editora]

No alto sertão da Bahia, um homem reencontra suas origens no momento em que a cidade onde nasceu está prestes a desaparecer do mapa, inundada pelas águas de uma barragem. Este é o ponto de partida de Rios Sedentos, ficção juvenil do jornalista e escritor Roniwalter Jatobá. O livro lança a coleção ‘Viagem Literária’, da Editora Nova Alexandria. A proposta desta coleção é acompanhar o jovem leitor em novas jornadas, apresentando livros com temáticas, estilos e apresentação gráfica que respeitam a fase de transição deste leitor entre a literatura infantil e a juvenil propriamente dita.

Narrada na perspectiva de um adolescente, a história retrata, em linguagem objetiva e densa, o descaso do poder público com a memória histórica dos longínquos povoados nordestinos. Trata-se do relato comovente da viagem de Eduardo, um baiano de meia idade que volta às raízes sertanejas acompanhado do filho Fernando, um jovem paulistano. Eduardo quer mostrar ao filho uma parte do seu passado no velho lugarejo Bananeiras, antes que as águas de uma represa afoguem as esquinas, a igreja, o riacho onde pescara, a casa onde crescera.

Nesta aventura pelos desconhecidos caminhos do sertão, onde se opõem passado-futuro, capital-interior, sudeste-nordeste, mar-sertão, Fernando encontra a avó Maria, que simboliza os valores da tradição e da cultura regional.

Em Rios Sedentos, Roniwalter Jatobá – autor de O Jovem JK e o Jovem Che Guevara – traz à luz temas fundamentais da atualidade que podem enriquecer a leitura em sala de aula, como a construção de hidrelétricas que agride o meio ambiente e expropria os habitantes de suas cidades, forçando-os a migrar para outros locais. Um convite à reflexão sobre o mundo do sertão nordestino que caminha de braços dados com os mistérios da vida e da morte.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem