Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ARMAZéM LITERáRIO > ESTANTE

Olhar crítico sobre a interatividade

31/07/2007 na edição 444

[do release da editora]

A partir de uma revisão crítica dos estudos sobre comunicação mediada, focada principalmente nas teorias que buscam definir o difuso conceito de ‘interatividade’, Alex Primo demonstra as dificuldades que emergem a partir da imprecisão e viés tecnicista daquele conceito. O autor problematiza os enfoques transmissionistas, informacionais, mercadológicos e antropomórficos tão presentes nos debates sobre o tema.

Primo defende uma abordagem sistêmico-relacional e propõe uma nova tipologia para o estudo da interação mediada por computador. Os dois tipos de interação sugeridos – interação mútua e interação reativa – são amplamente discutidos e diferenciados, através de uma profunda reflexão sobre questões como comunicação interpessoal, cognição, inteligência artificial e cibercultura. O livro possui como complemento digital um site em que se pode acessar e fazer downloads de produtos hipermídia que estendem a reflexão sobre o tema para além das páginas impressas do livro.

O autor

Alex Primo é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Tem mestrado em jornalismo (Ball State University) e doutorado em Informática na Educação (UFRGS). Foi secretário da Compós (2005-2007) e editor dos periódicos e-compós e Intexto. Atualmente pesquisa escrita colaborativa de hipertextos e conversações online.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem