Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Olhares críticos

[do release da editora]

O telejornalismo – há 40 anos em rede nacional – é a temática substancial deste livro escrito por um grupo qualificado de professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Foi no dia 1º de setembro de 1969 que a TV Globo colocou no ar o Jornal Nacional, primeiro programa de telejornalismo produzido e apresentado das três principais cidades brasileiras (Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo) e transmitido ao vivo para o Brasil. Os efeitos dessa comunicação sobre o país nas últimas quatro décadas, a influência das inovações tecnológicas e interferências políticas, a transformação da sua linguagem, bem como as novas perspectivas dos telejornais, são o lastro para a reflexão destes pensadores.

Organizadores

Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior – Jornalista, Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), linha de pesquisa ‘Mídia, Tecnologia e Cotidiano’, coordenador do núcleo de Jornalismo e Contemporaneidade – PPGCOM/UFPE, integrante do Conselho Científico da SBPJOr, integrante da Comissão de Diretrizes Curriculares de Jornalismo MEC-2009. Ex-diretor da Intercom, ex-coordenador GT Estudos de Jornalismo da Compós.

Flávio Porcello – Doutor em Comunicação pela PUC do Rio Grande do Sul, professor de telejornalismo nos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde realiza pesquisas na área de televisão com ênfase nas questões que envolvem Mídia e Poder.

Iluska Coutinho – Jornalista, Professora adjunto III do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da linha de pesquisa ‘Comunicação e Identidades’, no mestrado em Comunicação da mesma instituição. Jornalista, mestre em Comunicação e Cultura (UnB), Doutora em Comunicação Social (Umesp) com estágio doutoral na Columbia University. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Telejornalismo da Intercom, realiza investigações sobre Telejornalismo e Público com financiamento do CNPq.

Autores

Beatriz Becker – Jornalista, Doutora em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. É Professora Adjunta do Departamento de Expressões e Linguagens e do Programa de Pós-Graduação da ECOUFRJ.

Ana Carolina Pessoa Temer – Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da Universidade Federal de Goiás (UFG), linha de pesquisa: Mídia Cidadania.

Christina Ferraz Musse – Jornalista, Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professora adjunto II da Facom-UFJF, apresentadora do Panorama Entrevista na TV Panorama e coordenadora do Programa de Treinamento Profissional.

Michele Negrini – Jornalista; Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade Federal do Pampa/ Unipampa São Borja.

Águeda Cabral – Doutoranda do PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob orientação do professor doutor Alfredo Vizeu. Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEP).

Juliana Freire Gutmann – Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora da Faculdade Social da Bahia.

Bianca Alvin – Jornalista e mestranda em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista CAPES.

Mila Pernisa – Jornalista, professora do CES/ Juiz de Fora.

Tatiana Pimentel – Professora de Tecnologias da Comunicação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, mestranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Facomb da Universidade Federal de Goiás (UFG), linha de pesquisa: Mídia e Cidadania.