Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

Os dilemas do método

24/11/2009 na edição 565

[do release da editora]

‘Um jornalismo mais objetivo é possível, mas as suas chances parecem ser poucas.’ Esta é a principal conclusão a que chega esta obra, trazendo novas luzes ao velho debate profissional e acadêmico. A polarização entre duas visões do jornalismo – de um lado como espelho da realidade, de outro como construção ideológica – tem ajudado pouco na solução do problema fundamental da objetividade que, indiferente a esta tomada de partido, continua a orientar a prática dos jornalistas e de seus públicos na produção e no consumo diário de notícias. Este livro é fruto de uma brilhante tese defendida na Universidade de Leipzig, berço dos primeiros estudos sobre jornalismo, em que a professora Liriam Sponholz enfrenta a dicotomia de maneira corajosa e original.

Dialogando com o que de mais relevante foi publicado sobre o tema nas línguas alemã, inglesa e portuguesa, traz um panorama amplo e atual sobre os dilemas de método e conhecimento envolvidos nos processos jornalísticos. Dificilmente alguém passará por estas páginas sem a sensação de ter aprendido muito, ou até de haver mudado a sua percepção sobre o que seja a objetividade no jornalismo. Escrito em linguagem clara e acessível, veio para ocupar um espaço importante nas bibliografias da graduação e da pós-graduação da área, assim como nas bibliotecas dos profissionais que procuram refletir sobre o seu fazer.

A autora

Jornalista brasileira, Liriam Sponholz é doutora em Comunicação pela Universidade de Leipzig e professora do Departamento de Análises Comparadas de Sistemas Midiáticos e Culturas de Comunicação da Universidade de Erfurt, na Alemanha. Formada em Jornalismo e mestre em História pela Universidade Federal do Paraná, a autora trabalhou vários anos como repórter, editora e chefe de reportagem em jornais paranaenses. Neste livro, apresenta as idéias centrais de sua tese de doutorado, na qual se ocupou do problema da objetividade no jornalismo. Seu objeto de pesquisa é jornalismo e conhecimento.

***

O lançamento: acontece no dia 26/11, quinta-feira, a partir das 20 horas na ECA-USP em São Paulo, na sessão de lançamentos do Congresso da SBPJor e também no dia 2 de dezembro, em Florianópolis.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem