Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

ARMAZéM LITERáRIO >

Os segredos do jornalismo diário

28/07/2009 na edição 548

[do release da editora]

Dinâmico e interativo, o livro Jornalismo Diário: Reflexões, Recomendações, Dicas e Exercícios, escrito por Ana Estela de Sousa Pinto e lançado pela Publifolha, busca responder às dúvidas mais comuns de jornalistas iniciantes ou que já estão trabalhando em Redações.

Ana Estela tinha apenas 21 anos e era agrônoma recém-formada quando fez parte da primeira turma do Programa de Treinamento da Folha em 1988. Hoje, a autora divide com o leitor a sua experiência de mais de dez anos à frente do programa, contando casos reais, histórias e exemplos de renomados jornalistas.

Jornalismo Diário, de uso prático e sem a pretensão de ser um ‘manual completo’ da profissão, apresenta os fundamentos do jornalismo, dá lições e dicas da área, desde como saber o perfil de um bom jornalista até os primeiros dias na reportagem e passando por autoavalições. Mostra ainda as principais ferramentas de trabalho, apuração, entrevistas, fontes, lides e estilo, além de como ingressar no mercado de trabalho.

Possibilidade de interação

Para a autora, o objetivo não é o de esgotar as áreas e técnicas do jornalismo. ‘Antes de tudo, o livro agrupa, organiza e detalha um conhecimento coletivo, reproduzindo ou adaptando boa parte das dicas e orientações dadas durante todos esses anos de curso na Folha‘, ressalta Ana Estela.

Seguindo a comparação de uma ‘escada do aprendizado’, esse livro apresenta os quatro primeiros degraus mais importantes do jornalismo. O primeiro é de ler e ouvir, em seguida, estão os degraus de se exercitar, avaliar e ser avaliado; e, por último, o de se refazer à luz de críticas.

O livro apresenta inúmeros exercícios para o leitor aprimorar as habilidades da profissão. Além disso, de forma inovadora, cria a possibilidade de interação com o blog Novo em Folha, extensão on-line do Programa de Treinamento, ao qual o participante pode enviar suas dúvidas e apresentar as suas tentativas e que serão comentadas e respondidas pela autora.

O livro pode ser adquirido nas principais livrarias do país, pelo televendas 0800-140090 ou pelo site da Publifolha.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem