Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

ARMAZéM LITERáRIO > NOVOS AUTORES

Paralelos, da rede ao papel

22/02/2005 na edição 317

[do release da editora]

Quem escreve a novíssima literatura brasileira?

Mesmo que o leitor não tenha esbarrado até hoje com nenhum dos nomes a seguir, a chance de ter lido alguns de seus textos não é pequena: Antônia Pellegrino, Augusto Sales, Cecília Giannetti, Crib Tanaka, Flávio Izhaki, Francisco Slade, Gustavo de Almeida, João Paulo Cuenca, Jorge Cardoso, Jorge Rocha, Leandro Salgueirinho, Mara Coradello, Mariel Reis, Pedro Süssekind, Paloma Vidal, Simone Paterman e Tatiana Salem Levy são alguns dos novos escribas quem vêm espalhando sua ficção por websites, livros, jornais e revistas, e convidam para o lançamento da revista-livro Paralelos, a realizar-se no dia 3 de março de 2005, às 19h na Mercearia São Pedro, Vila Madalena.

Os interessados terão oportunidade de bater um papo com os escritores abrigados neste volume inicial, seus editores, e conhecer um pouco mais dessa iniciativa que tem por objetivo publicar o trabalho de novos autores.

Paralelos – 17 contos da nova literatura é resultado das muitas possibilidades, ainda não inteiramente exploradas, de integração entre o livro e a internet. Todos estes autores, sem exceção, conquistaram os primeiríssimos leitores na telinha, sobretudo, em Paralelos.org, portal literário que, mais do que apresentar escritores ainda inéditos ao grande público, criou uma rede de discussão sobre a literatura, reunindo autores de todos os cantos do Brasil e se transformando num ponto de encontro, bem concreto, de gente que debate e, principalmente, escreve literatura hoje.

Para chegar a essa nova produção literária, os editores Augusto Sales e Jaime Gonçalves Filho, os jornalistas Rafael Lima e André Mansur e os escritores Jorge Rocha, Mara Coradello e Crib Tanaka, em 2003, mapearam autores em blogs, fóruns de discussão sobre literatura na web e diversas revistas literárias. Em poucos meses, estabeleceram contato com centenas de autores e receberam trabalhos inéditos, formando uma massa crítica capaz de dar partida ao projeto.

O resultado de um ano de atividades da Paralelos surgiu estampado na capa dos principais jornais e cadernos literários do país em 2004. Bem acolhida pela imprensa especializada, a iniciativa cresce: para marcar seu primeiro aniversário, a revista eletrônica ganha sua versão impressa, lançada pela Editora Agir.

Neste primeiro volume, o leitor é convidado a apreciar o trabalho de 17 talentos literários nascidos ou radicados no Rio de Janeiro e arredores. Além da geografia e da paixão pelas letras, há mais coisas em comum entre estes autores: eles são representantes do que se pode chamar de novíssima” literatura.

Lançamento

Mercearia São Pedro, Rua Rodésia 34, Vila Madalena, São Paulo. Tel.: (11) 3815-7200.

Informações

Augusto Sales: (11) 9193-3125; e-mail: editor@paralelos.org; site: (www.paralelos.org)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem