Quarta-feira, 23 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

ARMAZéM LITERáRIO > ESTANTE

Pelas lentes dos três irmãos

27/05/2008 na edição 487

[do release da editora]

Caçadores de Luz – Histórias de Fotojornalismo, lançado pela Publifolha, narra e comenta os bastidores de algumas das principais fotos dos irmãos Alan, Lula e Sérgio Marques (publicadas nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo). Visto em conjunto, o livro será um compêndio precioso para fotógrafos, jornalistas e fotojornalistas. Lido caso a caso, é um resumo de histórias humanas, tratadas com muito humor, não menos do que com a maior seriedade.

Os registros do talentoso trio vão desde a guerra de Angola a um vôo supersônico de Ayrton Senna, do choro de Zélia Cardoso de Melo ao banho de mar do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Os reconhecidos e premiados repórteres-fotográficos acompanham e registram o dia-a-dia do mundo político sempre num ângulo singular, transformando em imagem os acontecimentos que marcaram a história recente do país.

O livro acompanha, com textos e imagens, desde as campanhas presidenciais dos governos Sarney até as exaltações populares na posse de Lula. O leitor vai conhecer os bastidores dessas e muitas outras imagens antológicas – chocantes, exuberantes, trágicas, engraçadas –, sempre com atenção ao papel do jornalista – e do leitor.

Sobre os autores

Alan Marques trabalha como repórter-fotográfico da Folha de S.Paulo desde 1997. Seu primeiro emprego foi como laboratorista no jornal O Globo. Começou depois a carreira de fotojornalista, no Jornal de Brasília, em 1992. Estudou administração de empresas e jornalismo e tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Apaixonou-se pela fotografia quando, aos dez anos, fez sua primeira foto com a máquina profissional de seu irmão Lula. Participou da exposição dos 80 anos da Folha de S.Paulo, do livro de fotografias do MST Acesso à Terra no Brasil, ganhou menção honrosa no Prêmio João Primo e o Prêmio de Jornalismo Impresso e de Fotografia da Agência Brasileira de Segurança em 2005.

Lula Marques é coordenador de fotografia da sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo, onde trabalha há 21 anos. O primeiro emprego em jornal foi de contínuo, aos 14 anos; depois foi trabalhar no laboratório fotográfico do Correio Braziliense e, incentivado por Sérgio, logo passou a atuar como repórter fotográfico nesse mesmo diário de Brasília. Com menos de um ano na profissão, ganhou o seu primeiro prêmio, entregue pela Secretaria de Educação de Brasília, sobre o tema ‘Colônia de Férias’. Ganhou os prêmios Folha de Fotografia de 1999, Embratel de Fotojornalismo de 2000, Grande Prêmio de Jornalismo da Folha em 2000 – primeira e única vez que uma mesma foto ganhou o Grande Prêmio da Folha e o Prêmio Folha de Fotografia.

Sérgio Marques, aos 17 anos, já trabalhava em televisão e estudava cinema; após a morte de Paulo Marques foi convidado a enveredar pelo campo da fotografia. Gostou tanto que nunca mais saiu. Há 20 anos é editor de fotografia da sucursal de O Globo em Brasília, onde trabalha desde 1984. Já fotografou para a revista Veja, para o Correio Braziliense e para a Empresa Brasileira de Notícias (EBN), quando teve a oportunidade de ser o único fotógrafo a fazer parte da comitiva oficial do papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil, na década de 1980.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem