Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Polícia deleta fotos em Heathrow

A polícia do principal aeroporto internacional do Reino Unido proibiu fotógrafos de tirarem fotos. Em gesto extremo, deletou as fotos de Mike Moore, fotógrafo do jornal britânico Daily Mirror, e de pelo menos mais um fotógrafo.


Jeff Moore, presidente da Associação Britânica de Fotografia para Imprensa, afirmou que os profissionais não podiam fotografar sequer do lado de fora de Heathrow após os alertas de segurança da última semana. ‘Caso a regra fosse desrespeitada, o fotógrafo poderia ser preso’, disse. ‘BAA [administradora do aeroporto] é agressivamente antiimprensa’. Moore afirmou ainda que desde os ataques terroristas de 7/7 no ano passado, a polícia tem deletado imagens de vários fotógrafos.


‘Após os ataques de 7/7, um policial enfiou uma arma no nariz de um fotógrafo porque este tirou uma foto de um carro abandonado. Isso vai além da piada’, disse Moore. ‘O pior é que ninguém nos jornais ou TV parecem interessados no assunto. Editores não querem saber.’


Nota da BAA afirma que ‘o aeroporto de Heathrow é propriedade privada e como tal possui e exerce seus direitos, entre os quais proibir a imprensa sem a autoridade da BAA. Se essas leis forem desrespeitadas trata-se de uma ofensa criminal’. Informações de Lou Thomas [Press Gazzette, 17/8/06].