Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Ponto de encontro

A Globalvision está lançando seu projeto de expansão online, e o primeiro empreendimento do novo setor – Globalvision New Media – é o Mediachannel.org. O sítio não tem fins lucrativos e é produzido pela OneWorld Online e pela Global Center.

‘A internet nos permitirá demonstrar nossa capacidade de prover coberturas diversificadas e oferecer programações sobre um mundo em mudanças’, disse Rory O’Connor, presidente da Globalvision. Danny Achechter, editor-executivo do MediaChannel, está entusiasmado com o sítio. ‘MediaChannel é o primeiro de uma série de sítios de conteúdo direcionado que planejamos lançar.’

Na semana passada, o destaque ficou com a comemoração dos 20 anos de divulgação da Aids. O MediaChannel.org organizou uma reportagem especial e disponibilizou no sítio um clipping de notícias que saíram em todo o mundo sobre o assunto.

O time de afiliados do Media Channel é da pesada. Conta com quase 700 organizações e publicações inscritas, entre as quais Columbia Journalism Review, The Christian Science Monitor, Online Journalism Review, Salon e muitas outras de renome. Fornecem notícias diariamente e assuntam temas atuais, como mulher na mídia, cyber-democracia, TV pública etc. Recentemente foi aberta uma seção de debates. Na primeira edição, discussões sobre pressões corporativas e integridade jornalística.

O objetivo é fazer um canal de mídia global. Apesar de comentar e noticiar a mídia de diversos países, atém-se mais aos EUA. Mesmo assim, há muito conteúdo provindo dos mais diversos países. Não à toa se autoclassifica ‘supersite de mídia’. Em inglês.